domingo, 30 de janeiro de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA

Quem soprou as velinhas hoje, foi a pequena  Lígia, a aniversariante é filha do Prefeito Danilo Miranda e da primeira dama Dra Claudia Leal, os parabéns foram entoados  por familiares e amiguinhos seus nas dependências da residência da família. O Portal Trairense foi lá e registrou a festinha em que estiveram presente muitos amiguinhos da Lígia. Desejo que esta data se repita por muitos e muitos anos em sua vida, repletos de paz, saúde, felicidades e, que Deus ilumine seus passos.PARABÉNS!!!







Registro do Portal

As imagens acima, foram clicadas hoje de manhã no mercado municipal, quando chegue lá, a agitação já estava quase acabando, o movimento dos feirantes hoje, foi  melhor  que no domingo passado, há muitos  rumores na cidade dando conta que  a população  está satisfeita, os pequenos agricultores vendendo e o povo comprando.

Satil do Distrito de Bela Vista do Caracol comentou sobre o Portal Trairense

Sátil


SATIL DISSE:  

MEU AMIGO ALESSANDRO,,,QUERO ATRAVES DO PORTAL TRAIRENSE,,INFORMAR A VC E TE PARABENIZAR PELO TRABALHO QUE VC VEM DESENVOLVENDO AO NOSSO MUNICIPIO,,TRABALHO ESTE QUE MUITO VEM NOS AJUDANDO, COM MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTISSIMAS DO NOSSO POVO DESTE MUNICIPIO, É  DE PESSOAS ASSIM QUE PRECISAMOS,  QUE AJUDAM O MUNICIPIO A SE TORNAR CADA VEZ MAIS CONHECIDO POR TODOS, INCLUSIVE A OUTROS ESTADOS BRASILEIROS,,,MEUS PARABENS PELO BRILHANTE TRABALHO,,CONTINUE ASSIM ESSA PESSOA HUMILDE E QUE ESTÁ  SEMPRE AJUDANDO AS PESSOAS,,MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO QUE VC TEM ME DADO A MINHA PESSOA, SOU UM LEITOR ASSÌDUO DO PORTAL TRAIRENSE,,DEIXO AQUI O MEU MUITO OBRIGADO A VC E TODO O POVO DO MUNICIPIO DE TRAIRÃO PA.

Satil é um comerciante com espírito de empreendedor e, reside no Distrito de Bela Vista do Caracol, onde é proprietário de dois estabelecimentos comerciais, a  tornearia e mecânica Sorriso e uma sorveteria a qual tem o mesmo nome;  é gente boa,um cara legal, um verdadeiro amigo, pra mim,  é uma honra saber que pessoas batalhadoras e honestas reconhecem o trabalho da gente, trabalho   esse que tem  o intento de divugar nossa cidade e seus  munícipes. 

 Antes do Portal Trairense, nunca houve da forma que fazemos hoje em dia, a divugação dos trabalhos, das coisas belas de nossa cidade, dos problemas banais do dia dia de alguns trairense e dos nossos eventos entre outros;   é o mínimo que podemos fazer por uma cidade que a 8 anos atrás( 08 janeiro de 2002) quando chegeui aqui pela primeira vez me acolheu de braços abertos.

 Sem querer ser presunçoso, nosso blog é popular em nossa cidade e, esse sucesso só é possível, graças a pessoas como você meu amigo Sátil que acreditam e confiam no trabalho da gente. Obrigado internautas do município de Trairão, pelo carinho, pelo incentivo e pelo apoio dado a esse blogueiro apaixonado por nossa cidade. 

Tornearia e mecânica Sorriso do nosso amigo Sátil.
Sorveteria Sorriso localizada às margens da BR 163 no Distrito de Bela Vista do Caracol

sábado, 29 de janeiro de 2011

Prédio desaba em Belém


Um prédio de 35 andares, que estava  em construção e  pertence a construtora Real,  localizado na Rua 3 de Maio entre as avenidas  José Malcher e Magalhães Barata no centro da capital, desabou  por volta das 14:00h deste sábado (29). Segundo pessoas que estavam próximo ao local, o prédio caiu após a passagem de um avião e a queda de um raio que fizeram tremer as estruturas antes do desabamento.



A destruição foi total e danificou a fiação elétrica. Vários carros que estavam na rua ficaram cobertos de poeira. Um bloco de concreto caiu no meio da rua. Os escombros também atingiram quatro residências próximas e fizeram tremer outros prédios. Um edifício ao lado do acidente  também corre o risco de cair.


As  informações iniciais dão conta que o número de  operários que trabalhavam no local era de 20 a 30 e, estariam sob os escombros.
Equipes do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Samu já estão no local. Muitos curiosos se aglomeram no local. A área está sendo isolada pois ainda há risco de desabamento, inclusive dos prédios vizinhos. O trânsito no local está complicado.






O edifício Real Class seria assim quando construído
O prédio deveria ser  entregue em dezembro de 2011 e já estava na fase de acabamento
Fonte:Blog do Lucas Nogueira/  Fotos: twitter.com/corporedepil e twitter.com/dani_cherri
 

Honda Tapajós motos Trairão

A revendedora autorizada da Honda em trairão, está com uma iniciativa em nossa cidade que, além de facilitar a vida dos muncípes que não precisam ir à Itaituba para fazer a identificação e emplacamento de suas motos, traz mais renda para nosso município, é que com a compra de uma moto, o motociclista ganha o emplacamento , que sai registrado no nome do município de Trairão, ou seja,  sua moto sai do estabelecimento com a placa de Trairão.

O proprietário da loja, nosso amigo Dailson me informou ontem,  que  vendeu  quase 200 motos em Trairão no ano passado.  Com a diligência,   a receita de nosso município fica mais incrementada,  pois para cada veículo identificado com o nome de nossa cidade, existe um percentual  da parcela do IPVA que é repassado á cidade, ou seja, teremos mais recursos mais para investir na melhoria do transito, o que ainda é pouco, mais o ponta pé inicial foi dado e, se cada um fizer sua parte e seguir o exemplo, "seremos como formiguinhas e, a colonia crescerá".

Pioneiro deverá ser o presidente da ALEPA

O tucano Manoel Pioneiro deve receber, nas próximas horas, um reforço de peso na corrida à presidência da Assembleia Legislativa. O PMDB, partido do deputado Martinho Carmona, que também quer disputar o cargo, está disposto a trabalhar por uma chapa de consenso. Para isso, os tucanos dariam a primeira secretaria da Casa aos peemedebistas. O acordo prevê ainda que daqui a dois anos, quando terminar o mandato de Pioneiro, os tucanos ajudariam a eleger um nome do PMDB para a presidência do Poder Legislativo.

Ainda hoje, Carmona será chamado a uma reunião com a direção do PMDB para analisar a proposta. Até a noite de ontem, o peemedebista continuava defendendo a candidatura própria, mas já admitia desistir se fosse esse o desejo do partido. “Sou apenas um deputado. Se o PMDB abrir mão, não vou brigar, mas acho complicado o PMDB abrir mão para ficar à mercê (do PSDB)”, disse, afirmando que defende a candidatura por três motivos.


“Primeiro porque será importante para a governabilidade. Sou da base aliada e darei tranquilidade ao governo. Segundo porque vou respeitar e prestigiar os deputados e terceiro porque minha candidatura tem o objetivo de preservar o PMDB. Haverá um equilíbrio (de forças com o PSDB)”, disse o deputado, garantindo que não será candidato a deputado federal, senador ou prefeito nas próximas eleições. “Não usarei a presidência da AL como trampolim para nenhuma disputa”.

Carmona tem o apoio do PT e garante que, se for mantido na disputa, poderia angariar mais de 30 votos, maioria absoluta já que são 41 deputados que vão eleger o novo presidente da Casa.

Apesar dos argumentos de Carmona, o PMDB está mais inclinado a desistir da disputa, formar uma chapa de consenso e garantir a presidência da Assembleia na segunda metade da legislatura que é de quatro anos. O mandato de presidente é de dois anos. Até a noite de ontem, o PMDB não havia definido nomes para a primeira secretaria, caso o acordo com Pioneiro, que começou a ser costurado ontem, seja realmente fechado com a desistência de Carmona.(Diário do Pará)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Helicóptero do IBAMA faz pouso de emergência em Trairão


Calma, o pouso foi só por causa da camada que estava baixa demais(camada baixa, na linguagem da aviação, quer dizer que a condensação do vapor de água atmosférico está denso, ou seja, o tempo estava fechado), isso dificultou a visão do piloto, que achou  melhor procurar uma área segura e pousar até que a camada levantasse( o pouso aconteceu no campo de futebol, ao lado do restaurante da Terezinha,que sorte rs  rs), o pessoal que vinha na aeronave almoçou e,   em  seguida seguiu  destino  rumo ao Município de Novo Progresso.  Em cidade pequena,  quase tudo vira atração e, o helicóptero do IBAMA, foi a atração do dia hoje em Trairão. Ah, eles vinham de Itaituba .

FAI Núcleo Trairão: Disciplina metodológica da pesquisa educacional.

Os acadêmicos do terceiro período do curso de pedagogia FAI(Faculdade de Itaituba) núcleo Trairão apresentaram nesta sexta(28), a primeira amostra científica educacional voltada para a pesquisa, onde vários trabalhos foram apresentados ao público em geral, na disciplina metodologia da pesquisa educacional,ministrada pela professora pedagoga,especialista Tatiane Buch, que vem desenvolvendo um bom trabalho como docente.

 
Essa disciplina visa fornecer subsídios ao pesquisador iniciante a elaborar desde seus trabalhos acadêmicos até um projeto de pesquisa.Por isso,considerou-se importante trazer alguns pontos fundamentais referentes à metodologia e à prática da pesquisa acadêmica, especialmente ligada à área da educação.

No intervalo do trabalho hoje à tarde, o Portal Trairense fez algumas perguntas à professora Tatiane Brch.


PORTAL: Por que a metodologia da pesquisa deve ser um pré requisito para o professor?

PROF. TATIANE BRUCH.: Os acadêmicos da FAI(Faculdade de Itaituba) núcleo Trairão do curso de pedagogia estão de parabéns, por entenderem que a pesquisa é pré requisito de formação profissional e, que o professor é um eterno pesquisador. É como dizia Celso Antunes, “ não importa como será o futuro, o que importa é que ele será da maneira que o professor o fizer”.


PORTAL:Como você avaliaria o investimento da FAI em nossa cidade?

PROF. TATIANE:O município de Trairão receberá em breve excelentes pedagogos e letrados, um investimento da FAI,Prefeitura Municipal de trairão e acadêmicos, que trará bons frutos á cidade.Que a população saiba recebê-los e apoiá-los em sua jornada acadêmica .A transformação social inicia quando todos ,de forma em geral se conscientizarem de que a educação é portal de entrada para qualquer lugar.




Trairão: SEMPS, início dos serviços de Assistencia Social no CRAS


As atividades no CRAS (Centro de Referecia e Assistencia Social) Já iniciaram  e,  a equipe de Assistentes Sociais avisam as pessoas Que fazem parte do grupo de idosos "(terceira idade): Buscando seus direitos e acreditando nas possibilidades", que as atividades retornarão no dia 04 /02/ 2011 as 8h00 da manhã no Salão Paroquial.

O objetivo do grupo é fazer a população da terceira idade do município de trairão, terem acesso à inumeras atividades, qua acarretara no seu desenvolvimento físico,social e psicológico, apartir do envolvimento em grupos que desenvolverão novas expectativas, planos e objetivos a serem conquistados.
 Vale ressaltar aqui , que,  Haverá  atividades para as famílias cadastradas no programa bolsa família , para obter mais informações, é só procurarem as assistentes Sociais no CRAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H00 AS 14H00.
Fonte: ASCOM PMT, Valdinei Cordeiro

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE TRAIRÃO


Já está disponível o edital do concurso publico da prefeitura municipal de trairão, que visa ao preenchimento de 396 vagas,sendo que 119 para formação de cadastro de reserva. As inscrições para a prova iniciarão a partir do dia 18 de janeiro e, irão até o dia 18 de fevereiro, a taxa vai de R$30 a R$ 60.

As vagas contemplam níveis diferentes de escolaridade – fundamental, médio, técnico e superior e, os salários variam de R$ 540,00 a R$ 4.139.06 e, você terá acesso ao edital completo CLICANDO AQUI  e na barra lateral do Portal Trairense, está disponível também, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Trairão.

Conamex (Consultoria, Assessoria e Comércio Exterior) é quem realizará o certame.
Entre as oportunidades oferecidas estão os cargos de Advogado, Agente de Endemias, Agente de Vigilância Sanitária,  Arquiteto, Assistente Social,  Almoxarife, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Bioquímico, Coveiro,  Contador, Enfermeiro, Engenheiro, Fisioterapeuta, Eletricista de Autos, Eletricista Predial, Eletricista de rede, Fiscal de Tributos,  Motorista de Veículos Leves e Pesados, Operador de Máquinas Pesadas, , Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, , Médico, Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Orientador, Pedagogo, Psicólogo, Supervisor, Vigia,  entre outros

Aveiro: Nova eleição para o Legislativo

A Juíza do Termo Judiciário de Aveiro, Dra. Vanessa Couto, acaba de decidir por nova eleição para a mesa diretora da Câmara municipal de Aveiro.
A eleição foi marcada para daqui a cinco dias, ou seja na próxima sexta-feira.
O Presidente Raimundo Cardoso já foi notificado da decisão.
Curto e grosso.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Previsão de chuvas fortes


Via Defesa Civil no Pará, o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) remeteu  à Defesa Civil em Santarém, hoje por volta das 15:00h , um documento intitulado “Alerta Meteorológico Preventivo” no qual informa a possibilidade de cair chuvas “com intensidade variando de moderada a forte” neste município e no entorno, nas próximas 2 horas.
O alerta vale também para Prainha, Monte Alegre, Medicilândia, Uruará, Placas, Rurópolis, Belterra, Alenquer e Curuá.
Leia AQUI a íntegra do alerta. Fonte: Jeso Carneiro

Pelo visto, o alerta deve valer  pra nossa região também,  pois no momento em que publico essa matéria, exatamente  às 18:00h, após um dia de trégua,  nosso município volta a ser castigado pelas chuvaradas e, pelo que pode-se notar ao olhar para o céu cinzento com tom azulado, deve  passar a noite chovendo em Trairão. 

Pantera e Águia protagonizam jogo dos aflitos hoje

Dois times em busca da reabilitação. Esta será a tônica do jogo de hoje, às 20h30, no estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, sul do Estado, entre o dono da casa, o Águia, e São Raimundo, de Santarém. As equipes não fizeram uma grande estreia na Taça Cidade de Belém e tentam, agora, melhorar suas respectivas posições na classificação do primeiro turno do Paraense.

O Azulão, mesmo jogando sob a pressão de sua torcida, não foi além de um empate (1 a 1) diante da Tuna Luso, enquanto o Pantera, fechando a primeira rodada, caiu diante do Remo, em Belém, por 3 a 0. Com os resultados, marabaenses e santarenos passaram a ocupar a 5ª e 7ª colocação, com um e zero ponto, respectivamente. Futebol do Tapajós

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Educação de Trairão:Entrega de livros didáticos


Antes mesmo de os quase cinco mil alunos do Ensino Fundamental e Médio voltarem às aulas, chegaram à Secretaria Municipal de Educação de Trairão, mais de 3 mil exemplares distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).  Essa foi apenas a primeira remessa dos livros a serem entregues pelo programa, em breve , chegará a segunda demanda, a previsão,  é de na próxima entrega,  alcançar  a marca de quase 5 mil livros a serem distribuídos para os alunos trairense.

 
A Secretária de Educação, recebe os exemplares, distribui para as escolas e, juntamente com diretores e  professores orienta as famílias e alunos a conservá-los e, incentiva na devolução dos livros ao fim do ano letivo.

Cada estudante vai receber este ano exemplares de Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia e, antes de tomar posse deles, são orientados sobre o uso e a conservação dos volumes (procedimentos que o professor também deve saber): Orientando os alunos para não rabiscarem ou rasgarem os livros, dando dicas para encapá-los e etiquetá-los com nome e contato do aluno.
Os exemplares foram entregues nas escolas da zona urbana e, já estão em andamento, as entregas para escolas da zona rural.




Entregas dos exemplares nas escolas, Everaldo Martins,Instituto de Educação de Trairão,Dr.Almir Gabriel e Laudelino Baú.

Escolas A Mão Cooperadora e Emanuel Nunes ( a ultima na comunidade da 22)

O dia amanheceu com sol


Depois de um mês de  chuvas intensas, o sol resolveu mostrar a cara  em nossa cidade, ao menos pela manhã, o astro rei está  de rachar a moleira  em Trairão;   segundo os mais experiente,  aqueles,  frequentadores de   deliciosas rodada de conversa;   à tarde deve cair uma chuvinha, é que esse janeiro tem sido um dos mais chuvosos dos últimos dez anos em nossa região.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Trairão:Formatura do CEPROEN


No ultimo sábado(22),o salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nosso município,recebeu os formandos que concluíram o curso técnico em enfermagem pelo CEPROEN(Centro Profissionalizante de Enfermagem). Estiveram presente para prestigiar o evento, seus familiares, amigos, coordenadores do CEPROEN, professores e autoridades municipais.

 Era notável que todos estavam muito felizes pela conquista realizada ; a ansiedade para a entrada da nova fase da vida ficou evidente nos rostos e olhares dos  emocionados formandos presente na colação de grau.



Antes que a celebração iniciasse, compuseram a mesa solene, o Prefeito Municipal Danilo Miranda, o Presidente da Câmara Municipal de Trairão Vereador Toinho, Sr.Sulivan representando o diretor geral do CEPROEN Sr. Marcelo Ramos, Enf.Bernadeth coordenadora do CEPROEN de Itaituba, enf. Cristiane coordenadora do curso em Trairão, professora Vania representando a Secretária de Educação,  além de autoridades religiosas municipais e professores do centro;  Logo após, o Sr.Sulivan declarou aberta a solenidade  de diplomação dos novos técnicos em enfermagem do município de Trairão.


Na sequência oradores e paraninfos discursaram sobre o encerramento de um ciclo e, reforçaram a fatuidade valiosa das pequenas coisas e detalhes da vida, com ênfase para a importância do curso técnico no município; pois o que se destaca é a qualificação profissional do aluno(a) que sai do ensino médio e, precisa entrar no mercado de trabalho. Sulivan, um dos coordenadores do centro em Itaituba e esteve representando o diretor geral, disse que a cidade ganha com a formação dos novos profissionais capacitados na área da saúde e, agradeceu o total apoio e parceria do Prefeito Danilo Miranda ao longo do curso.


O Prefeito Danilo disse que não medirá esforços em apoiar cursos como esse, com o intuito de formar os munícipes de Trairão, para que não seja mais necessário buscar mão de obra fora do município e, que fica feliz em ter iniciado um novo ciclo na educação trairense, pois nunca se viu tantos moradores de Trairão se formarem da forma como está acontecendo em sua gestão e, que esse feito é apenas o começo, pois tem projetos para que o trairense não seja mais obrigado  sair de sua cidade para se  profissionalizar.

As novas técnicas de enfermagem e, os enfermeiros Angela,Herberton e Nayara, professores do curso.




Prefeito Danilo miranda,Sulivan,enf.Hilda e enf. Cristiane.













Acadêmicas de serviços sociais Gabi e Concita, enf.Nayara com o amigo Marcio, enf.Santana com esposo Gilvan mãozinha, e téc. em enfermagem Amélia com seus irmãos.




Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...