quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PREFEITO DANILO MIRANDA ENTREGARÁ AMBULÂNCIA ZERO KM PARA O DISTRITO DE BELA VISTA DO CARACOL.

A saúde de Bela Vista do Caracol, distrito distante 50KM da sede de Trairão, agora contará com mais um reforço.

Prefeito falando à população trairense.

O prefeito Danilo Miranda fará a entrega de uma ambulancia zero KM aos moradores do Distrito de Bela Vista do Caracol, o novo veículo assim como também uma combi que será entregue para o programa bolsa família do município, serão apresentados aos munícipes no sábado(03) a partir das 18:30  através de uma grande carreata, durante a caravana da cidadania, que ocorrerá no dias 03 e 04 de setembro no referido distrito.

Distrito de Bela Vista do Caracol será contemplado com caravana da cidadania

A caravana da cidadania é um espaço onde você cidadão trairense dispõe para participar e exercitar sua cidadania. É um espaço de garantia de direitos, de interação e socialização.
Pref. Danilo concedendo entrevista.

Com o objetivo de promover ações de cidadania junto à população trairense,promover inclusão social através do acesso direto da população junto aos programas,projetos e serviços nas áreas de saúde,educação,assistência social, agricultura,meio ambiente,infraestrutura e etc, a prefeitura municipal de Trairão através da Secretaria de promoção Social(SEMPS) e com o apoio das demais secretarias municipais, contemplará nos dias 03 e 04 de setembro o Distrito de Bela Vista de Caracol com a caravana da cidadania. No ensejo haverão diversas ações de inclusão social em distintas áreas junto à comunidade, dentre as quais, emissão da carteira de identidade,CPF,carteira de trabalho,CAD’único/bolsa família,cartão dignidade,palestras temáticas,espaço lúdico e teatro de fantoches.



Na área da saúde haverá consultas médicas,odontológicas,coleta PCCU,teste glicemia,cartão SUS,teste HIV,vacinação,fisioterapia,palestra DST’S.
Na área da agricultura e meio ambiente haverá orientação técnica, na infraestrutura terá limpeza pública, ITR-Imposto Territorial Rural:Orientação,cadastramento e entrega de declarações.
Na área da educação haverá, palestras com a educação especial,esporte cultura e lazer. Vale ressaltar que haverá também, um grandioso churrasco e animação musical.


As programações deverão acontecer da seguinte forma, no sábado(03) se iniciará a partir das 13:00h com horário previsto de encerramento para as 18:00h. No domingo(04), os atendimentos começarão a partir das 8:00h da manhã com previsão de conclusão das atividades para as 17;00h.

Instalação do Comitê Pró estado do Tapajós em Trairão

A exemplo do que acontece nos municípios do futuro Estado do tapajós, será implantado nesta sexta-feira(02) em Trairão, o Comitê Pró Estado do tapajós que dará apoio local à criação da futura unidade federativa, a cerimônia de lançamento do Compet será realizada a partir das 20:00h, nas dependências do salão paroquial.

 Marcará presença, a comitiva do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós(ICPET), composta por autoridades e lideranças políticas regionais, participarão também  lideranças políticas, de entidades religiosas, presidentes de comunides e associações, além  de lideranças comerciais do município de Trairão,   no evento serão ministradas palestras afim de elucidar aos munícipes sobre a criação dos Estados Tapajós e Carajás, bem como o benefício e desenvolvimento que a concepção das novas unidades federativas trarão para a população da região. Todos os internautas trairenses, assim como também toda a população em geral estão convidados a participarem deste grandioso acontecimento que será de grande proveito.  

A volta da dupla sertaneja Edson e Hudson

Eles pretendem cantar juntos a partir do ano que vem, após separação no ano de 2010.

A dupla sertaneja Edson & Hudson confirmou nesta terça-feira que  voltarão a cantar juntos ano que vem. O anúncio já havia vazado pelo Twitter e logo foi alçado aos "trending topics", as notícias mais lidas do microblog. Um comunicado foi divulgado pela produtora W3 nesta terça. Edson & Hudson havia se separado no início de 2010, após 28 anos de carreira. Eles lançaram 11 CDs e três DVDs.

Em 2010, Edson lançou seu primeiro álbum solo, "Edson e Você", com participações de Pelé, Zezé Di Camargo. O motivo da separação teria sido o fato de Hudson ser fã de rock e gostar de guitarras e o irmão ser mais ligado em sonoridades sertanejas de raiz.

Zenaldo Coutinho deixa Secretaria de Jatene

"Ele retorna para Câmara Federal, Já André Dias deve assumir seu lugar, e Paxiúba deve continuar no cargo de deputado"

O político do PSDB, Zenaldo Coutinho divulgou nesta terça-feira (30) a sua saída da Secretaria de Proteção e Desenvolvimento Social, cargo que assumira no governo Jatene no dia 01 de agosto. Por meio de sua assessoria, ele informa que a exoneração, a pedido do próprio ex-titular da pasta, será pulicada amanhã no Diário Oficial do Estado.


Zenaldo afirma que sua renúncia foi necessária para que ele pudesse se dedicar à liderança da frente contrária à divisão do Estado. Ao mesmo tempo, o ex-secretário retoma seu mandato na Câmara Federal.


A volta de Zenaldo dar uma reviravolta no quadro do PSDB na Câmara dos deputados. Em seu lugar deve assumir André Dias, e Dudimar Paxiúba deve ficar como deputado federal, ou virse-versa. A situação só será definida com a volta do governador Simão Jatene que se encontra no município de Marabá. Com informações do Blog do Xarope.

BOM DIA

Senhor Deus, tu nos darás a paz,porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras. ISAIAS: 26-12

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Agricultores trairenses valorizam trocas de experiencias e conhecem detalhes sobre lavoura de banana

Na ultima semana a secretaria municipal de agricultura de Trairão em parceira com o SENAR e SEBRAE, proveram a visita de um grupo de agricultores familiar de Trairão, a um dos bananais que investe em tecnologia no estado, localizado no distrito de Cachoeira da Serra município de Altamira, o referido distrito que fica distante apenas 40 KM da divisa do Pará com o Mato Grosso .

O objetivo é apresentar o método de produção e colheita aos pequenos agricultores, valorizar a troca de experiências entre os mesmos, além de tratar de questões de crédito e comercialização. O método empregado pelos agricultores de Cachoeira da Serra, é insento de pragas quarentenárias, como o moko,sigatoka negra e mosca negra dos citros.
A secretaria pretende com a visita, melhorar a qualidade da produção de bananas do município, incentivar e firmar canais de comercialização entre produtores e comerciantes, além de firmar parceiras com entidades financeiras, afim de facilitar o acesso ao crédito, visando o crescimento do agricultor familiar, informou o secretário de agricultura de Trairão Ilson de Almeida.

Fizeram parte da comitiva Trairense, agricultores de nosso município, juntamente com equipe técnica do SENAR e SEBRAE, além do técnico agrícola Charles Marcelino que esteve conhecendo e participando da viagem àquele distrito, afim de aumentar o conhecimento para transferir aos nossos produtores.
A banana é a 4ª cultura mais importante do planeta, só perde em escala para o arroz, o milho e o trigo. É uma das frutas mais consumidas in natura no mundo, sendo cultivada na maioria dos países tropicais.

É provado cientificamente que o consumo da banana apresenta vários benefícios à saúde humana, e o processamento da polpa por meio da trituração e do cozimento usando tecnologia específica proporcionam o aproveitamento integral da fruta. A busca pela redução do desperdício proporcionado pela comercialização da fruta fresca é outro fator que favorece a viabilização de iniciativas de negócio que explorem o processo de industrialização da banana. Através da polpa é possível a geração de muitas oportunidades de aproveitamento na indústria de, como por exemplo:indústria de panificação,indústria frigorífica, de sucos, confeitaria em geral, restaurantes comerciais, hotéis, merenda escolar, entre outros.
A tualmente, apenas um quinto da produção nacional de bananas é destinado á industrialização,configurando-se desta forma como uma excelente oportunidade de negócio a ser explorada.

Professor passa por cada uma...

Pra quem não se lembra, apóstrofo é aquele "risquinho" que serve pra suprimir vogais entre duas palavras.... Ex: caixa d'água)





Enviado por email.

Novo superintendente do Incra/Oeste do Pará é empossado

O novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará, Francisco dos Santos Carneiro, foi declarado empossado, publicamente, no cargo, em solenidade realizada ontem (29) à noite, na Câmara Municipal de Santarém (PA). O evento foi prestigiado por servidores da autarquia, prefeitos, parlamentares, representantes das Câmaras de Vereadores, dos Sindicatos Rurais Patronais e dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, além de gestores de órgãos federais.

             “Aos assentados do Incra, eu tenho a dizer que tudo que foi programado será implantado e que eles sejam parceiros na minha gestão. As ações a serem priorizadas são aquelas que estão na programação operacional”, afirmou o superintendente, nomeado para o cargo no último dia 18 de agosto.

             “Sei que não será tarefa fácil a missão de bem dirigir o Incra, mas tenho conhecimento e competência para fazê-lo, pois conheço a região e as problemáticas que a afligem. Conto com a colaboração e o empenho de meus colegas de trabalho, profissionais capacitados para levarmos a bom termo tudo o que foi programado pelo órgão para este ano”, acrescenta o novo gestor do Incra/Oeste do Pará, cuja jurisdição abrange 28 municípios do Baixo Amazonas e dos que estão nos eixos da BR-163 e BR-230, conhecida como Transamazônica.


Breve perfil
             Francisco Carneiro tem 66 anos, é natural de Alenquer (PA), possui formação de engenheiro agrônomo e economista e é especialista em Desenvolvimento Rural Integrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carneiro foi servidor do Incra por 37 anos, órgão pelo qual se aposentou no ano 2000. Ao longo da carreira na autarquia, esteve lotado em Belém (PA) e respondeu por unidades em Rurópolis e Altamira, no Pará, e em Humaitá, no Amazonas.
Antes de assumir o cargo de superintendente do Incra, Carneiro dedicava-se à atividade de assessoria em projetos nas áreas fundiária e agropecuária.(Assessoria de imprensa)

BOM DIA

Senhor Deus, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem ou que tu formasse a terra e o mundo do sim, de eternidade em eternidade, tu és Deus. SALMOS, 90 v. 01 e 02.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vamos lançar o novo Pará, diz o anônimo

Veja o que um anônimo comentou no portal: 

Mais um bebê morre após negligência
Carliane Nunes foi mais uma vítima da negligência e a omissão dos órgãos públicos. Depois de passar pelos hospitais da Santa Casa de Misericórdia, Gaspar Viana e Santa Clara, a univrsitária teve um bebê no banco do carona, do carro de um vizinho que testemunhou o sofrimento da mãe.


"Na primeira vez em que eu cheguei na Santa Casa, me despacharam da porta. Eu estava sentindo dor e me negaram socorro. Eu já cheguei no Santa Clara com a criança nascendo, foi quando um enfermeio veio finalizar o resto do parto, dentro do carro, e mandou que eu corresse pra Santa Casa porque o meu filho corria risco porque era prematuro.", relata a estudante.


Só depois que a criança nasceu foi que Carliane foi atendida de fato na Santa Casa. Enzo nasceu de sete meses, com 1,200 kg e 32 centímetros. Encaminhado à UTI neonatal, o menino foi entubado e permaneceu com vida por três dias, vindo a óbito devido a uma infecção contraída durante o parto.


Em entrevista à RBA TV, Carliane afirma que vai processar o Estado e que tem certeza de que se tivesse sido atendida a tempo, o bebê estaria vivo. "Eu não quero que outras mães passem pelo o que eu estou passando. O caso do meu filho não vai ficar impune. Quero que seja feita justiça.", finaliza, emocionada, a jovem mãe.


OUTRO CASO
Por falta de leito para internação, Vanessa do Socorro, com sete meses de gestação, perdeu os filhos gêmeos após passar horas tentando atendimento na Santa Casa e no Hospital das Clínicas, em Belém.
VAMOS LANÇAR O NOVO PARÁ.
EU voto 77. SIM

A EMANCIPAÇÃO DOS ESTADOS DO TAPAJÓS E CARAJÁS, O POVO NÃO DEVE SER EGOÍSTA E VOTARÁ SIM 77

Comentário de Anselmo Colares para o portal trairesense, o mesmo é professor doutor da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) e sempre nos visita através do Portal, veja o que ele comentou:
Com certeza, o Pará nunca mais será o mesmo.
Seja qual for o resultado o Pará vai estar dividido.
Melhor será se a divisão decorrer do SIM,
pelo menos cada porção seguirá seu rumo,
terá a chance de fazer a sua história,
nas quais os governantes possam tomar decisões mais sintonizadas com as pessoas que se encontram mais próximas.
Se o resultado for o não,
aumentará o sentimento de superioridade que muitos belemenses
demonstra ter com relação ao povo do interior,
mocorongos,como eles costumam identificar aos demais.
Ficará mais nítido o comportamento de colonizador que foi incorporado por essa parte da população que vê o “interiorano” com desprezo, preconceito e desdém.
Por essas e outras questões, o Pará não será mais o mesmo.
De minha parte, espero que o Pará fique ainda melhor,
com seus governantes podendo dar a assistência que sua população merece e necessita,
na medida em que fiquem mais próximos a ela,
da mesma forma que espero possa acontecer o mesmo com o Estado do Tapajós e Carajás.
Prefiro otimisticamente me inspirar nos fartos exemplos exitosos que a história nos apresenta,
tanto no Brasil quanto em outras regiões do mundo.
Grandeza não é sinônimo de tamanho.
Há grandes pessoas com medidas modestas,
há grandes países e até grandes municípios, bem menores que o Pará.
Não justifica o receio de que a divisão enfraqueça, diminua.
Pelo contrário, a divisão propicia crescimento.
A divisão das células tornou possível a cada um de nós ser o que somos.
A divisão é o símbolo da solidariedade.
O seu contrário denota egoísmo.
Pelas razões expostas, reafirmo,
o Pará não será mais o mesmo após o 11 de dezembro,
assim como o mundo não foi mais o mesmo após o 11 de setembro.
Mas, ao contrário daquela data,
que gerou destruição e morte,
agora há uma nova possibilidade:
esperança e nascimento.
Somente o “SIM” carrega esta possibilidade.


Criação de novas unidades federativas favorecem crescimento econômico do país.
Anônimo comentou no Portal, vejam a perola que ele deixou:
Ao defender a reorganização geográfica do país, o Senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) disse em Plenário, do Senado, que a redivisão de estados, especialmente da Região Norte, na Amazônia, favorece o desenvolvimento Econômico do país.


A exemplo do que aconteceu com o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A emancipação trará desenvolvimento. A posição contrária à divisão daquele estado por parte de alguns segmentos, ressaltou Mozarildo, deve-se a questões políticas. Para ele, não há justificativa que impeça a divisão do Pará.


O senador informou que estudo da Consultoria do Senado afirma não haver aspectos que possam causar prejuízo à população ou ao governo federal. O estado do Pará, lembrou, possui território equivalente ao dos sete estados do Sul e Sudeste juntos.


Na avaliação do senador, o modelo de gestão do país não contribui com a redução das desigualdades sociais e regionais, como prevê a Constituição. As políticas públicas, segundo ele, são destinadas a estados com maior número de eleitores.


Por isso, continuou, a Região Norte não é atingida, pois possui 15 milhões de habitantes. Na hipótese de o resultado do plebiscito ser favorável à divisão do Pará, o Congresso Nacional precisará ainda aprovar projeto de lei complementar para regulamentar o assunto.
A democracia deverá ser respeitada.
Todos nessa luta.

Municípios da Transamazônica instalam Comitês Municipais Pró Estado do Tapajós

Semana passada ocorreu nos municípios de Medicilândia,Brasil Novo, Altamira,Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, a instalação dos Comitês Pró Criação do Estado do Tapajós(Compet). Participaram dos eventos, os prefeitos Danilo Miranda (Trairão) e Aparecido silva(Rurópolis),uma comitiva do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós(ICPET) composta por Francisco Lopes, o Chicão, vereador de Santarém Gerlande Castro, vereador de Jacareacanga Carlos Amazonas, secretária regional do ICPET Luna Brito e Natasha Santana assessoria de imprensa. Estiveram também presente, gestores municipais dos municípios onde foram instalados os Compet, lideranças políticas, vice-prefeitos, vereadores,representantes de associações, de entidades religiosas,lideranças empresariais e representantes da classe estudantil, além da população em geral; no ensejo, todos participaram atenta e ativamente das palestras ministradas.



Em Altamira, juntaram-se à comitiva,os deputados federais que vão presidir as duas frentes parlamentares no plebiscito; pelo Tapajós, Lira Maia(DEM) e pelo Carajás, Giovane Queiroz(PDT), os quais esclareceram à população presente, a importância da criação destas novas unidades federativas e que hoje é o maior projeto de desenvolvimento que temos no Pará.


Em todas as cidades visitadas, a população ouviu atentamente às explicações proporcionadas pelos prefeitos, vereadores e colaboradores do ICPET, em algumas, os munícipes participaram ativamente com distintas perguntas, demonstrando uma boa interação entre os organizadores e participantes. Alguns moradores, manifestaram total apoio à campanha do SIM 77, contando emocionantes depoimentos e citando as dificuldades sofridas para se tratar de um problema de saúde por falta de apoio através do estado.


Não lembro em qual município, mas me vem à memória um trecho citado pelo prefeito Danilo Miranda em que ele diz, “precisamos de novas escolas, hospitais, de estradas para que possamos evacuar as produções de nossos agricultores, enfim, precisamos de inclusão social e isso só Será possível com a criação das novas unidades federativas”.


Aparecido citou que o melhor exemplo para a criação dos novos estados são os distritos que se desmembraram de seus respectivos municípios, os quais ganharam uma mudança repentina na qualidade de vida de seus munícipes,“perguntem se algum morador dessas cidades querem que seu município voltem a ser distritos novamente, sabemos que nenhum deles vão querer", ressaltou o prefeito.


A caravana realizará a próxima fase de instalação de Compets em Rurópolis, Trairão,Novo Progresso, Itaituba,Aveiro e Jacareacanga, fechando assim os 27 municípios que vão compor o estado do Tapajós. A comitiva estará em Trairão na próxima sexta-feira(02) para participar da instalação da Compets, cujo evento será realizado nas dependências do salão paroquial da igreja Matriz  de nossa cidade, e a população aguarda ansiosa para ouvir as explicações alusivas à criação das novas unidades federativas e a mesma já demonstra total apoio ao futuro estado do Tapajós. Vale ressaltar que o objetivo principal das palestras nas instalações do comitês, é consolidar a campanha do SIM Tapajós/Carajás 77, para o plebiscito que acontecerá no dia 11 de dezembro de 2011.
Houve uma contagiante festa popular no centro de convenções de Altamira, local onde foi realizada a instalação do Compet. 

Em Brasil Novo, a população participou e ouviu atentamente às palestras ministradas no auditório da prefetura municipal, os munícipes demonstraram entusiasmo e interesse em votar SIM 77.

(1ª):Prefeitos Aparecido e Danilo juntos com Luna do ICPET e chefe de gabinete de Medicilândia Agenor.(2ª) Vereador Roosevelt de Altamira participando ativamente na instalação do Compet em Vitória do Xingú.(3ª) Dep. Fed. Giovanni Queiroz ezplando sobre a criação dos novos estados em Altamira. (4ª) Luna secretária regional do ICPET e Roberto Machado coordenador da Comdec Trairão apaludindo os discursos dos colaboradores do Instituto em Altamira.

(1ª)Prefeitos Danilo(Trairão),Alexandro(Brasil Novo) e Aparecido(Rurópolis). (2ª) Luzia Simpriciano presidente da Câmara Legislativa de Vitória do Xingu apresentando Aparecido e Danilo os prefeitos que  estiveram em todas as audiencias em prol da criação dos  novos estados.(3ª) signatário do Portal Trairense e Nicias Ribeiro secretário de estado de energia, o qual diz ser  a favor da criação dos estados Tapajós e Carajás.(4ª) redator do Portal e o dep. fed. Lira Maia um  baluarte importante na luta pela criação do Tapajós.

Vitória do Xingú,município em que o público participou ativamente com várias perguntas e declaração de apoio à criação dos novos estados, inclusive com relatos de abandono e dificuldades para conseguir tratamento de saúde por estar morando em um município do oeste paraense e longe da capital do estado.

 No auditório da prefeitura de Brasil Novo

Em Medicilândia

Auditório da prefeituta de Brasil Novo, na primeira fila o vice prefeito de Brasil Novo Antonio Aurino Martins, prefeitos  Danilo Miranda e Aparecido Silva e Vereador Mnadioca, todos do PMDB.

Mesa solene em Brasil Novo composta por autoridades municipais, religiosas e representantes de comunidades, além dos prefeitos de Trairão e Rurópolis juntamente com colaboradores do ICPET,no lançamento do Compet no município.


Em Vitória do Xingú prefeitos, colaboradores do ICPET e população em uma demonstração de união entre a população e lideranças políticas em prol da criação dos novos estados, o povo clama por desenvolvimento.


Nicias Ribeiro secretario de energia do estado conversando descontraidamente com os prefeitos  Danilo e Aparecido durante almoço em Altamira, no ensejo, foram tratados dentre outros assuntos, o da criação das novas unidades federativas Tapajós e Carajás,Nicias se demonstrou a favor dos novos estados, mas disse que para a campanha ter êxito, é preciso que se faça muito trabalho na região de Belém.

 Danilo manteve contatos políticos com lideranças da capital dentre elas o secretário de agricultura do estado Ildegardo Nunes, dep. fed. Vandenkolk e dep. nas imagens acima, os prefeitos Ivo Miller de Medicilândia, Danilo de Trairão, Aparecido de Rurópolis e Ildegardo secretário  de agricultura do estado,

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Novo superintendente do Incra/Oeste do Pará será empossado na segunda-feira(29)

O novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Francisco dos Santos Carneiro, toma posse na próxima segunda-feira (29), em ato solene a ser realizado na Câmara Municipal de Santarém, a partir das 18 horas.

 
Francisco Carneiro tem 66 anos, é natural de Alenquer (PA), possui formação de engenheiro agrônomo e economista e é especialista em Desenvolvimento Rural Integrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi servidor do Incra por 37 anos, órgão pelo qual se aposentou no ano 2000. Ao longo da carreira na autarquia, esteve lotado em Belém (PA) e respondeu por unidades em Rurópolis e Altamira, no Pará, e em Humaitá, no Amazonas.

Atualmente, Carneiro dedicava-se à atividade de assessoria em projetos nas áreas fundiária e agropecuária.
Com informações de Luís Gustavo, ASCOM.

Deputada Bernadete requer CPI para investigar denúncias contra a CELPA‏

A Deputada Bernadete fez pronunciamento hoje, 23.08.2011, apresentando na tribuna pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para investigar as graves denúncias que levaram a Rede Energia – Celpa, concessionária de transmissão de energia elétrica no Estado do Pará, a ser a campeã nacional de reclamações no Procon, em 2010.



Bernadete, que esteve na última quinta-feira (18.08.2011) em audiência pública que tratou da má qualidade do serviço da concessionária de energia, no município de Parauapebas, se disse estarrecida com a situação calamitosa da prestação dos serviços naquele município, o que não difere do restante do estado.


As denúncias vão desde interrupções no fornecimento da energia elétrica sem motivos plausíveis à morte de trabalhadores rurais em virtude da má conservação das vias elétricas. “É inadmissível que isso aconteça, ainda mais quando se tem uma tarifa extremamente cara, com reajustes a mais”, desabafou a Deputada.


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, a Celpa é a campeã nacional de apagões. Em 2010, foram registradas 14 milhões de ocorrências de quedas de energia no Pará. Só para comparar, a segunda empresa no ranking das piores fornecedoras de energia, a Companhia Energética de Brasília (CEB), teve 1,8 milhão de ocorrências.


O Mandato entende que a população do Estado do Pará está sendo desrespeitada em seu direito de consumidor e que a Assembleia Legislativa precisa apurar as denúncias, em busca da qualidadedo serviço. Com informações de Mariana Farnesi , assessoria de imprensa.

Deputado Chico da Pesca tem seu mandato cassado no TRE em Belém(PA)

O deputado estadual Paulo Sérgio Souza (PT), mais conhecido como Chico da Pesca, foi cassado da manhã desta terça-feira (23), no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por unanimidade, sendo seis votos a zero.

O relator do processo contra Chico da Pesca, foi o jurista André Bassalo e o revisor da ação é o desembargador e atual corregedor eleitoral em exercício, Raimundo Holanda.


Ele foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de compra de votos durante a campanha de 2010, utilizando-se da máquina pública na Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Pará, órgão do qual era o superintendente regional até 2009, quando se desincompatibilizou para concorrer à vaga de deputado.


O advogado de defesa, João Batista Vieira, informou que vai recorrer da decisão alegando falta de provas concretas. A entrada do pedido será dada apenas na semana que vem, quando a decisão vai ser publicada no Diário Oficial.
Alfredo Costa, vereador do PT por Belém, será o substituto de Paulo Souza. (DOL)



Tempestade no rio Tapajós deixa passageiros em pânico


Volume das ondas impressiona

Os passageiros da lancha veloz que viajavam com destino a Itaituba na tarde de domingo passaram um grande sufoco, é que uma Tempestade deixou em pânico os passageiros da embarcação que fazia a linha Santarém Itaituba ontem,  por pouco a  mesma  não naufragou.

Passageiros ficaram em pânico
Nas imagens registradas pelo cinegrafista Huagresson Silva, da TV cidade dourada, o momento é  de pânico. Os passageiros colocaram os coletes e já se preparavam para o pior, pela janela da lancha dava para visualizar as ondas provocadas pela tempestade.  No interior da embarcação,  gritos e choros eram sinais evidentes do medo.
Texto:José Barros, com publicação no Garimpando notícias.

A EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS, TODOS NESSA LUTA.

Por  Tibério Alloggio.
A criação do Estado do Tapajós sempre foi um ponto central da pauta de reorganização territorial e administrativa da imensidade amazônica.  Fruto da revolta de sua ocupação predatória, e com a “ausência do Estado” na região amazônica, a idéia do Estado do Tapajós é um projeto antigo, que tem percorrido toda a história da nossa região amazônica.


Uma região riquíssima e de tamanho continental, que abriga numerosos povos indígenas, comunidades tradicionais,
Com a pobreza e a falta de desenvolvimento persistindo para a maioria da população.
Por isso, a presença do Estado, ainda que seja como agente regulador, torna-se imprescindível. Ainda mais no Pará, que mesmo detentor da maior economia da Amazônia, é o Estado com os piores índices de desmatamento e de desenvolvimento humano da região norte. Mais uma vez, comprovando a “ingovernabilidade” do seu enorme território, o que torna imprescindível a necessidade de sua redivisão territorial, com a criação de duas novas unidades federativas (Tapajós e Carajás).


O TAPAJÓS QUE QUEREMOS
No Tapajós, o movimento de emancipação nasceu e cresceu sob três grandes pressupostos básicos:
O isolamento geográfico; O abandono político; e as vantagens econômicas da emancipação, elementos esses, que sempre fizeram parte da retórica emancipacionista de diferentes gerações.


Se a “ausência do Estado” foi o motor do anseio popular para um novo Estado, precisamos agora do combustível que fortaleça a perspectiva de sua criação, acrescentando mais elementos ao nosso projeto político.


Em primeiro lugar reafirmando a Identidade Comum de nossa população com seu território, que hoje representa um conjunto de 27 municípios, unidos pelo mesmo perfil, social, econômico e ambiental. Uma identidade social e cultural construída historicamente, que solidifica e unifica a região.


Em segundo lugar, prezando para a Sustentabilidade Socioambiental da grande região oeste do Pará, uma das últimas fronteiras verdes, com uma significativa população nativa, mestiça e oriunda dos processos de colonização da região.


Uma sustentabilidade associada aos valores humanos, capaz de trilhar um novo modelo de desenvolvimento; ambientalmente sustentável no uso dos recursos naturais, na preservação da biodiversidade; socialmente justo na distribuição das riquezas e na redução da pobreza e das desigualdades sociais; que preserve valores, tradições, e as práticas culturais regionais.


Um novo Estado, que deverá se basear nos princípios da democracia e da participação, acima dos interesses oligárquicos e de grupos políticos que historicamente vem dominando a política e o poder no Pará.


Um estado descentralizado, que não reproduza os vícios que tomaram o Pará e sua capital Belém, o centro monopolizador dos recursos públicos. Um Estado que deverá ser a negação de todos os malefícios e práticas políticas que historicamente foram os percalços para que o Tapajós não se desenvolvesse e o povo não fosse feliz.


Queremos um Estado do povo para o povo, representativo de toda a população do Oeste do Pará, nas suas diversas formas de organização cultural e composição demográfica. Um Estado presente, atuante, indutor de políticas que promovam a justiça e a equidade, em oposição a ausência do Estado na região.


Um projeto de Estado com dimensões menores, com a responsabilidade de formar novas lideranças para administrá-lo, sem o qual não superaremos o jogo de dominação que persiste nas regiões do Brasil e da Amazônia em particular.


Enfim, temos o desafio de lutar pelo Estado do Tapajós sedimentado em valores modernos de democracia e sustentabilidade social, ambiental, econômica e cultural, que prisma pela “sustentabilidade” e não por um “crescimento” a qualquer custo. Um projeto de reorganização territorial que sempre esteve no imaginário de toda a população do Oeste do Pará.

Danilo Miranda trazendo recursos e benefícios, segundo Rosy do Janmanxim

Minha amiga Rosy da Agrovila Jamanxim fez um breve e objetivo comentário no post Danilo Miranda vistoria poço artesiano no bairro Industrial, elucidando sua satisfação com a administração do prefeito Danilo Miranda. Comentários vindos de pessoas  de boa índole como Rosy que é uma mulher trabalhadora, honesta, bem sucedida e influentes no município de Trairão, só confirma o que eu postei a alguns dias no post Danilo Miranda, liderança incontestável e popularidade em alta no município de Trairão.

Rosy disse:
E a população do Trairão e de todo Município tem que se orgulhar mesmo,  nunca um prefeito buscou tantos recursos e tantos benefícios para a população carente como o Danilo Miranda,  espero sinceramente que a população reconheça o valor e a honestidade de nosso prefeito.  Rosy Jamanxim.
Rosy é empresária do ramo de loja de móveis e roupas e umas das
21 Agosto, 2011 20:15

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Polícia civil da regional do tapajós realiza treinamento de tiro prático

No último sábado, 20.08.2011, policiais civis da regional do Tapajós realizaram um treinamento de tiro prático no estande do 53º Batalhão de Infantaria de Selva, em Itaituba.
O diretor da 19ª Seccional, Delegado Alexandro Napoleão Sant’Ana, foi o responsável pela atividade, que contou com servidores de toda a Superintendência Regional do Tapajós, onde foram repassadas informações sobre manuseio e manutenção do armamento, além de disparos numa pista prática com obstáculos, alvos fixos e móveis.


O diretor explica que a finalidade do treinamento é proporcionar aos policiais civis uma revisão sobre o manuseio do armamento, aprimoramento dos fundamentos e verificação das condições de uso das armas que estão à disposição dos profissionais, tendo em vista que em várias operações realizadas naquela região, não fora necessário realizar disparos de arma de fogo.
A atividade foi supervisionada pelo Superintendente Regional do Tapajós, Delegado Ednaldo Silva de Sousa.

Mais um acidente com vítima fatal na rodovia da morte

Um acidente ocorrido na ponte do KM 13 da rodovia Transamazônica na manhã deste domingo(21),ceifou a vida de um colono. No desastre, um caminhão com sete pessoas a bordo perdeu o controle e caiu de uma altura de cinco metros.

O acidente aconteceu por volta das nove da manhã do domingo, na ponte localizada no quilometro 13 da rodovia transamazônica, próximo ao balneário Fonte Azul. O motorista do caminhão Mercedes, não conseguiu atravessar a ponte a acabou perdendo o controle, deixando o veiculo cair de uma altura de aproximadamente 5 metros, ficando com os pneus para cima e o veiculo parcialmente submerso. As primeiras vítimas foram socorridas rapidamente, todas com leves ferimentos foram levadas ao hospital municipal por motorista que passavam pelo local.

O acidente deixou também uma vitima fatal, um homem que aparenta ter aproximadamente 60 anos, que ficou no interior da cabine da caminhão, homens do corpo de bombeiros foram chamados para fazer o resgate. O corpo foi retirado minutos depois da chegada da guarnição, já não havia mais possibilidade de vida. O senhor não foi reconhecido porque não haviam documentos pessoais em seu poder. Os militares do sétimo GBM falaram sobre a ocorrência.
No hospital municipal as vitimas do acidente relataram que pelo menos sete pessoas estavam no caminhão quando o acidente aconteceu. Quatro delas iam na cabine, enquanto três estavam na carroceria. Para as vítimas,  o acidente só aconteceu porque o motorista dirigia em alta velocidade, e não houve tempo para frear o veículo antes de passar pela ponte. A vítima fatal era uma das pessoas que estavam na cabine. Segundo  testemunhas, o acidente foi rápido e a imprudência pode ter colaborado para com o desastre.
Fonte: Garimpando notícias

Acidente grave em Miritituba deixa duas vítimas fatais

Aconteceu neste sábado(20) um grave acidente no distrito de Miritituba, mais precisamente na descida da serra, chegando  á rodoviária. Segundo populares que estavam no local, uma caçamba que estava carregada com areia e cimento, sofreu uma pane  nos freios no meio da descida, motivo pelo qual o motorista perdeu o controle e desceu a ladeira com o caminhão desgovernado, ocasionando na capotagem da mesmo que chegou a entrar em um bar onde várias pessoas se encontravam, deixando duas vítimas fatais e um ferido.
Vítima fatal do acidente, Foto: Blog do Junior Ribeiro

Mega sena acumula e o prêmio a ser sorteado será o maior em 17 concursos

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1312, realizado no caminhão as sorte, na cidade de Luziânia (GO), segundo a CEF, o valor   acumulado para próxima quarta-feira(24) será o maior em 17 concursos com previsão de serem lotados 33 milhões.

sábado, 20 de agosto de 2011

Tragédia, Trabalhador é Serrado ao meio em Madeireira

Segundo as informações do site Primeira Hora Notícias, de Juara, José fazia a limpeza em frente a uma serra de fita, dentro do barracão da Serraria Jaburu
Um trágico acidente de trabalho foi registrado, na tarde desta sexta-feira (19), no Distrito de Paranorte, a 142 km de Juara (709 km a Médio-Norte de Cuiabá). O trabalhador José Maia dos Anjos, 43, foi cortado ao meio por uma serra de fita.

Segundo as informações do site Primeira Hora Notícias, de Juara, José fazia a limpeza em frente a uma serra de fita, dentro do barracão da Serraria Jaburu, quando escorregou. No momento em que ele se desequilibrou, tentou segurar-se em algo para manter o equilíbrio e pegou no cabo da alavanca que liga o equipamento e faz a tora de madeira seguir para frente, em direção à serra.


A tora atingiu violentamente o trabalhador, que foi empurrado contra a serra, que, em segundos, o partiu ao meio, antes que alguém pudesse fazer algo.
Imediatamente, os demais funcionários correram ao local e desligaram a energia da serraria, para parar a serra, que continuava a cortar a vítima.
A cena chocou a todos, que ainda tiveram que recolher os pedaços do colega de trabalho.


O cabo PM Araújo e o soldado Rocha foram até o local e fizeram a coleta de dados para o registro do boletim de ocorrência de acidente fatal de trabalho.
O corpo da vítima foi levado gerente da empresa até o IML de Juara, ainda na tarde desta sexta-feira, num veículo da serraria.
José Maria deixa esposa e três filhos.Fonte:Midia News, com informações do site Folha do Progresso.

Hoje em Itaituba, inauguração do Paparazzo entretenimento

Hoje, sábado(20), a noite de Itaituba  se agitará com a inauguração do mais novo point da cidade, trata-se do Paparazzo Entretenimento, o qual abrirá com uma grande festa, que terá como atração principal a dupla sertaneja Beto e Leno; os dois, são considerados os melhores cantores do ritmo na região norte. No empreendimento, funcionará, bar e restaurante com programação musical para todos os gostos,  o mesmo está localizado na orla de Itaituba, no antigo Farol.

Amanhã, feijoada beneficente no Líbanus Club

Amanhã domingo(21), a partir das 10:00h acontecerá uma feijoada beneficente com música cultural sob o comando do Katrina Som, no Líbanus Club, a entrada é grátis, você pagará somente a feijoada que custará apenas 10 REAIS. O dinheiro arrecadado será para angariar recursos para os grupos(bananas verde roxa e amarela) do Festival da Banana que ocorrerá no mês de dezembro em nossa cidade. Há, você poderá comprar os ingressos da feijoada na diretoria de cultura localizada ao lado do CRAS ou, se preferir, domingo no Líbanus Club.
              O Festival da Banana tornou-se patrimônio cultural e imaterial do Pará através do projeto de lei de autoria do deputado Airton Faleiro e aprovado pela ALEPA no dia 15 de junho do corrente ano.Veja aqui.

DEPUTADOS DO AMAZONAS DEFENDEM A EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS.

Pelo Tapajós – Deputado amazonense em Santarém
Sinésio Campos (PT) lidera movimento pelo Estado do Tapajós em Manaus

O deputado estadual e líder de Governo do Amazonas na Assembléia Legislativa, Sinésio Campos (PT), é hoje um dos grandes militantes no movimento Pró-Tapajós em Manaus. Nascido na região do Lago Grande (Santarém), o Deputado vai estar em Santarém na segunda-feira (22/08), que concederá uma entrevista coletiva à imprensa local, abordando temas referentes à mobilização que vem ocorrendo em Manaus.

          Recente levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) indica que pelo menos 80 mil dos mais de 300 mil paraenses residentes em Manaus, ainda mantêm os títulos nas regiões de origem, o que representa um grande número de eleitores para o plebiscito de 11 de dezembro. O levantamento se baseia nas informações de pessoas que votaram em trânsito nas últimas eleições no Estado. O município de Manaus tem sido por décadas, o refúgio de milhares de cidadãos paraenses.

          Por conta disso, a ansiedade de participar do processo eleitoral do plebiscito, a ser realizado no dia 11 de dezembro no Pará, é enorme. Já foi criado naquela cidade, no início do mês, um Comitê Pró-Estado do Tapajós (Compet), para ser um espaço democrático que está servindo de base para esclarecer dúvidas dos paraenses que residem no Amazonas.

          Após diversas reuniões realizadas, foi constatado de que a Zona Leste de Manaus concentra o maior número de pessoas vindas do Oeste paraense e estrategicamente é nessa área que o Compet/AM está atuando, com a realização de palestras num local reservado para esse fim com capacidade para comportar 100 pessoas sentadas. Além disso, liderança do Compet fazem quase que diariamente panfletagem nas escolas e feiras da região. A previsão é que sejam criados pelo menos mais três comitês em outras zonas do Município.

Brasileiro série D:Pantera e Galo buscam pontos para classificação

São Raimundo e Independente enfrentam-se amanhã, no estádio Jader Fontenelle Barbalho, em Santarém, partida válida pela quinta rodada da Série D do Brasileirão. O confronto é decisivo para ambas as equipes, que no momento somam apenas quatro pontos no grupo A2 do certame.



O clube santareno ainda se ressente de crise interna, que resultou em uma debandada de diretores. Andava mal das pernas e já era apontado como ‘carta fora do baralho’, mas, no último domingo, venceu o Comercial (PI) em seus domínios (jogou pela primeira vez em seu estádio, que estava interditado) e voltou a ter chances de classificação. “Uma vitória sempre é importante para elevar a moral do grupo. Temos que aproveitar o embalo e conseguir mais três pontos”, afirmou o treinador Flávio Goiano, que está bastante esperançoso com o grupo que tem nas mãos. “O trabalho está sendo bem feito e o material humano também é muito bom”, diz. O comandante tem apenas uma dúvida: poderá lançar Andrey, garoto da base que vem se destacando, no lugar do experiente Vélber.


Já o Galo Elétrico sofreu uma goleada na rodada passada (4 a 1, para o Sampaio Correia-MA) e tenta juntar os cacos. “Vamos para Santarém para vencer”, frisa o treinador Charles Guereiro. Guerreiro também tem apenas uma dúvida em relação para escalar o time: Vaninho disputa vaga com Marçal. A equipe foi para Belém na noite de ontem e, da capital paraense, partiu para Santarém às 23h.


SISTEMA DE DISPUTA
A competição será dividida em três chaves (A1, A2 e A3), e cada uma delas contará com três equipes. Na primeira fase, os clubes jogam entre si em turno e returno, dentro de cada grupo, classificando-se dois clubes por grupo para a fase seguinte.


GRUPOS
No Grupo A1 estão: Bragantino, Izabelense e Santa Rosa. No Grupo A2 estão: Pedreira, Vila Rica e Tiradentes. No grupo A3 estão: Gavião, São Francisco e Time Negra.Com informações do Blog do Xarope

Plenário do TSE aprova as dez resoluções sobre o Plebiscito no Pará




O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão administrativa desta quinta-feira (18) as 10 resoluções que regulamentarão o Plebiscito no Pará que consultará a população sobre a divisão do Estado e a criação de mais duas unidades da federação – Tapajós e Carajás.



Relator das resoluções do plebiscito, o ministro Arnaldo Versiani encaminhou no plenário voto a favor da aprovação das resoluções, que foram submetidas à audiência pública no TSE, realizada no dia 5 de agosto, na qual partidos políticos e instituições fizeram uma série de sugestões ao aperfeiçoamento das minutas dos textos. Na sessão desta noite, o ministro Arnaldo Versiani elogiou a participação dos políticos e da sociedade em geral na audiência e informou quais as principais sugestões acolhidas e rejeitadas, fornecendo as devidas justificativas.


O Plebiscito no Pará está previsto para o dia 11 de dezembro deste ano e tem como objetivo consultar todos os eleitores paraenses acerca do desmembramento do Estado. No dia do Plebiscito, os votantes deverão comparecer às suas respectivas seções eleitorais das 8h às 17h, e quem não comparecer terá de justificar a ausência nos 60 dias seguintes ao da votação.


O resultado da votação será encaminhado pela Justiça Eleitoral ao Congresso Nacional, que terá a palavra final sobre a criação ou não dos Estados. A criação de Tapajós e Carajás depende da edição de lei complementar, conforme a Constituição Federal de 1988.
Foram acolhidas nas resoluções as seguintes sugestões apresentadas pelos participantes da audiência pública:


- Estabelecer limite de gastos para cada Frente – R$ 10.000.000,00. O ministro Arnaldo Versiani informou que esse é um valor coerente, por exemplo, com o custo de uma campanha para governador no Estado do Pará, que fica geralmente entre R$ 5 milhões e R$ 8 milhões.


- Ampliação do horário das inserções das Frentes de 8 horas às 24 horas para o período de 7 horas a 1 da manhã seguinte, respeitado o horário de Brasília.


- Rodízio entre os plebiscitos para a propaganda gratuita – um dia para as frentes pró e contra a criação de Tapajós e outro dia para as frentes pró e contra a criação de Carajás. A propaganda gratuita referente ao plebiscito durará 20 dias, de 11 de novembro a 7 de dezembro.

 
- A propaganda gratuita será veiculada às segundas, terças, quartas e sextas-feiras e sábados. Aos domingos não tem e às quintas serão veiculadas as propagandas político-partidárias normalmente agendadas desde dezembro de 2010.
- Qualquer eleitor com domicílio eleitoral no Estado do Pará poderá integrar uma das Frentes.


Abrangência da consulta
Por maioria de votos, os ministros do TSE rejeitaram a ampliação (para todo o território nacional) ou restrição (somente às populações das regiões que poderão eventualmente se transformar em novos estados) da consulta por entender que ambas as propostas contrariam o artigo 7º da Lei nº 7.909/98 (Lei que regulamenta os Plebiscitos).


O artigo 7º da lei estabelece que para as “consultas plebiscitárias previstas nos arts. 4º e 5º entende-se por população diretamente interessada tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a do que sofrerá desmembramento; em caso de fusão ou anexação, tanto a população da área que se quer anexar quanto a da que receberá o acréscimo; e a vontade popular se aferirá pelo percentual que se manifestar em relação ao total da população consultada”.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...