quarta-feira, 2 de março de 2016

Saiba de quanto é e como é composta a dívida pública Brasileira

A dívida pública está relacionada ao valor que o governo federal deve para entidades internas ou externas. Essa dívida é contraída sempre que o governo toma dinheiro emprestado para arcar com gastos que não estavam previstos dentro do planejamento das despesas que seriam pagas com a arrecadação de impostos. Esse processo faz parte da gestão financeira do governo federal.

Duas iniciativas importantes para a formação da dívida pública são a aquisição de crédito e a captação de dólares em entidades do exterior. A dívida é, basicamente, contraída pelo Tesouro Nacional sempre que é necessário financiar o déficit orçamentário do país.

Esse endividamento pode acontecer por meio da emissão de títulos públicos e pela assinatura de contratos, dando origem à dívida mobiliária ou à dívida contratual. Os principais financiadores do governo brasileiro são os bancos públicos e privados, os governos de nações estrangeiras, além das...
instituições financeiras internacionais.
O tamanho da dívida pública é importante para a economia do país, pois os credores internacionais estão sempre preocupados em avaliar a capacidade do governo de arcar com tais dívidas. Quando o governo não apresenta a capacidade de pagar sua dívida, ele passa a ser avaliado como nação de alto risco.

Na prática, os maiores credores da dívida pública brasileira são os bancos nacionais, o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Nos últimos anos, a dívida pública federal tem aumentado. Os endividamentos do governo subiram 3,5% até meados de 2014, alcançando a marca de R$ 2,58 trilhões, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional. Em determinados momentos, a dívida brasileira aumenta por questões sazonais.

Dívida Pública em 2015

Dados da Secretaria do Tesouro Nacional apontam que a dívida pública brasileira foi de aproximadamente R$ 2,6 trilhões em 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...