O Banco Credit Suisse, uma das mais importantes instituições
financeira do mundo, publicou um relatório em Agosto passado com o titulo
chamado “A INFRAESTRUTURA BRASILEIRA”, com o sub titulo É AGORA OU NUNCA,
apresentando os maiores gargalos da infraestrutura do Brasil.
Entre os maiores entraves do desenvolvimento do País cita
dois grandes empreendimentos que estão
localizados no Estado do Pará: Rodovia BR-163 – CUIABÁ- SANTARÉM a Ferrovia Norte-Sul.
O relatório diz que o
crescimento futuro do Brasil depende do ganho de produtividade , e este depende
da infraestrutura.
Estes dois casos estão citados como exemplos de deficiência
ou má execução do governo. Estes dois
projetos estão levando duas vezes mais tempo para serem completados e um custo
pelos menos três vezes mais alto que o levantamento original, revela o relatório.
Sobre a BR-163, Cuiabá-Santarém,o estudo avalia como um
emblemático caso que o governo não consegue resolver, apesar de ter toda
tecnologia disponível hoje. O relatório explica que no projeto são 3.500 Km de
rodovia, lançado em 1.976, 37 anos atrás. Cerca de 1.300 Km ainda não estão asfaltados. A BR-163 é a estrada principal para transporte de commodities agrícolas fora da
área de produção de SINOP,SORRISO e LUCAS DO RIO VERDE,no Mato Grosso para os
portos das regiões Sul e Sudeste. O trecho de 1.780 Km, entre Cuiabá e
Santarém, precisa da construção de uma segunda pista e pavimentação e poderia
exigir mais de R$1,5 bilhão, aproximadamente,no mínimo.Depois de concluído,
será possível para exportar produtos através de portos da região Norte,
Santarém e outros,em vez de usar os portos do Sul e Sudeste. Blog do Xarope.
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