quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como funcionam as pesquisas de avaliação de governo

Navegando pela blogosfera me deparei com o  texto sobre como funciona as pesquisas de avaliação de governo, no blog do amigo André Paxiúba,  de Itaituba,  achei o texto interessante  e resolvi publicar aqui no Portal Trairense pra vocês.


Esse tipo de levantamento é utilizado com freqüência para verificar a aceitação das políticas governamentais e a imagem do governo como um todo.


O principal objetivo desse tipo de pesquisa é fornecer um mapa do relacionamento do governo com os eleitores. Com os problemas de restrição orçamentária, muitos governantes deixam de investir em pesquisas de avaliação do governo, o que torna o exercício dos mandatos no poder executivo quase um vôo cego, pois não há como saber, sem realizar este tipo de pesquisa, as áreas nas quais as políticas públicas governamentais não atingiram um nível de desempenho satisfatório.


Sem as pesquisas de avaliação do governo, o exercício dos mandatos no poder executivo se torna quase um vôo cego.


O objetivo principal da pesquisa de avaliação de governo é exatamente poder verificar o nível de aceitação das políticas governamentais, a imagem do governo como um todo e a imagem do governante em especial.


Muitas vezes, os eleitores não possuem consciência do grau de dificuldade que enfrenta o governo (presidente da República, governador e prefeito). É possível afirmar que, via de regra, as expectativas da população estão muito além daquilo que é possível realizar à frente do poder executivo.


A população não compreende, por exemplo, a falta de recursos para ampliar o número de vagas nas escolas públicas, ou os trâmites necessários para iniciar os investimentos na construção de um novo hospital, ou ainda, a impossibilidade de aumentar o número de policiais nas ruas, melhorando o policiamento ostensivo.


Todos esses problemas são contornáveis à luz de uma boa comunicação entre governantes e eleitores.


Mas, para que isso aconteça, são necessários instrumentos que indiquem os pontos negativos e positivos, na percepção dos eleitores, da gestão das políticas públicas, permitindo com isso, que se saiba o que precisa ser modificado e o que pode ser mantido.


Metodologias de pesquisa.
Existem basicamente dois tipos de pesquisa de avaliação de governo:
pesquisas qualitativas
pesquisas quantitativas


As pesquisas qualitativas são as mais complexas. Seus métodos envolvem questionários com perguntas abertas, aquelas nas quais os entrevistados podem expressar suas opiniões na elaboração de uma resposta, ou entrevistas em profundidade.


Os questionários com perguntas abertas apresentam aos entrevistados uma indagação a respeito de uma determinada área de atuação governamental como por exemplo: “o que você acha do desempenho do governo na questão da segurança pública e combate à violência?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...