quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Governo define ações preventivas às fortes chuvas



David Alves / Agência Pará
Governadora Ana Júlia Carepa visitou a área atingida pela enchente, causada pelo estoura de uma barragem no município de Altamira.
Tamara Saré / Agência Pará
Cheia do Rio Tapajós com a marca de 9,6 m acima do nível normal invade áreas comerciais e residenciais da área urbana, em 12 de maio de 2009, em Santarém.
Eunice Pinto / Agência Pará
Carregamento de cestas básicas entregues pelo Governo do Estado a desabrigados de 11 municípios atingidos pelas cheias, no Oeste Paraense.
O Governo do Pará está decidindo, junto às prefeituras, as ações preventivas de possíveis alagamentos e enchentes no período chuvoso de 2010. A preocupação maior é com as regiões mais suscetíveis: Baixo Tocantins, Xingu, Tapajós e Araguaia. No ano passado, mais de 60 municípios decretaram situação de emergência. Neste ano, o Estado prioriza o fortalecimento das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec´s). O assunto será tema de seminário, no próximo dia 21, no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG).
O seminário está sendo organizado pela Secretaria de Estado de Integração Regional (SEIR), através da Sala das Prefeituras, em parceria com a Defesa Civil do Estado. Os detalhes do evento foram definidos na tarde desta segunda-feira, 4, em reunião na SEIR com a participação do coordenador da Sala das Prefeituras, Valciney Gomes, e os sargentos Jocélio e Lázaro, da Defesa Civil do Estado.
Segundo Valciney, muitas prefeituras ainda não criaram as Comdec´s. Ao todo, cerca de 80 municípios possuem essa estrutura, que é responsável pela elaboração da Avaliação de Danos (Avadan), documento que subsidia a homologação dos decretos de situação de emergência e calamidade pública e também serve de base para a Defesa Civil Estadual. O coordenador disse que vai contatar todos os prefeitos cujos municípios ainda não têm Comdec´s para que revejam a situação: “Não basta decretar a situação de emergência. Essa situação tem que ser reconhecida pela Defesa Civil”, explica.
A preocupação do governo também é fortalecer os conselhos já existentes a fim de que possam ajudar a monitorar as ações realizadas pelo governo. “Precisamos avançar muito na estruturação das Comdec´s, que são as primeiras a chegar nos locais em que ocorreram os desastres”, diz ele. Os conselhos municipais estão sendo capacitados pela Defesa Civil Estadual. “Não é um trabalho de curto prazo. Mas já avançamos bastante. Hoje, mais da metade dos municípios paraenses já está preparada para situações difíceis. Antes não estavam”, afirmou ele.
No seminário, o Estado vai fornecer orientações e prestar contas das ações realizadas em favor dos municípios afetados em 2009, como as ações de recuperação de estradas e pontes e o programa “Reconstruindo Vidas”. Ainda, no evento, será decidido um plano de ações preventivas para execução via Defesa Civil Estadual.
Estão sendo esperadas no seminário todas as prefeituras e representantes dos Condec´s, além do Ministério da Integração Nacional, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Instituto de Meteorologia (Inmet), Agência Nacional de Águas (Ana), bancos e outras secretarias de Estado, especialmente as de Saúde (Sespa), Desenvolvimento Social (Sedes) e Transporte (Setran).
Enize Vidigal - Seir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...