A candidatura do peemedebista Domingos Juvenil ao governo do Estado ganhou um cabo eleitoral inesperado. O ex-governador tucano Almir Gabriel se tornou um dos maiores entusiastas do candidato do PMDB e, nos bastidores, está agindo como importante articulador em busca de apoios para o deputado.
“O Juvenil vai para o segundo turno. Vai tirar o Jatene”, declara referindo-se ao candidato tucano Simão Jatene. Confrontado com números de pesquisas de opinião que mostrariam o tucano entre os primeiros colocados, Gabriel não parece se abalar.
“É bom lembrar que quando fui candidato [em 1994] Jarbas Passarinho tinha 64% e eu tinha 14% quem ganhou a eleição fui eu.
É bom lembrar que [em 1998] Ademir Andrade (PSB) estava na frente, seguido de Maria do Carmo (PT) e Jatene era um tracinho, quando começou a brincadeira. Jatene venceu.
As pessoas precisam olhar de cabeça mais fria, menos apaixonadamente. Juvenil já está com 12% e nem foi lançado”.Seja no apartamento em Belém, ou no sítio na Região Metropolitana, Almir é alvo de verdadeiras romarias de políticos. Recebe lideranças de todas as legendas. Às visitas, fala sempre da necessidade de mudar o Pará e pede apoios a Juvenil.
“Vários jornalistas e cientistas políticos disseram que a terceira via era uma fantasia minha, mas hoje se tornou realidade. Fico feliz com isso”.Perguntado se vai fazer campanha para Juvenil, Gabriel retruca: “Já estou [fazendo campanha]”.
Mas, indagado se subirá no palanque, pede calma. “Subir no palanque não é o essencial. O mais importante agora é chamar os líderes políticos e dizer para eles qual vai ser a minha posição”. Sobre a possibilidade de aparecer no horário eleitoral gratuito do PMDB, diz que não vai se oferecer.
A aproximação com Juvenil ocorreu meio por acaso. O primeiro encontro foi no início de maio, durante lançamento do livro “Cabanos e Camaradas” de Alfredo Oliveira, primo de Almir.
O evento foi no Palácio Cabanagem, sede do poder Legislativo, presidido por Juvenil. Lá, os dois tiveram uma longa conversa e o peemedebista acabou confidenciando que seria o candidato ao governo. Novos encontros foram agendados e as conversas continuaram também por telefone.
“Juvenil tem competência para chegar ao governo. Foi deputado constituinte. É presidente da Assembleia, o que não é fácil: ser presidente de pares. Ele tem condições de assumir sim”, diz.O principal trabalho de Almir hoje é receber lideranças e tentar convencê-las de que a candidatura de Juvenil pode crescer.
“Estou na campanha no momento em que estou chamando amigos meus, não apenas pessoas do alto comando dos partidos e da capital, mas gente do interior do Estado, pessoas que capilarizam a minha afirmação sobre a terceira via”, disse, lembrando que no dia anterior à entrevista, por exemplo, havia recebido um pastor do interior de Cametá.Almir Gabriel tem repetido que o Pará precisa mudar “ou vai continuar chorando miséria”.
Indagado se o candidato tucano Simão Jatene (que foi secretário no governo de Almir e sucessor deste no Palácio dos Despachos) e a petista Ana Júlia Carepa não teriam condições de conduzir essa mudança, é categórico: “Eles já deram provas. Ana Júlia está acabando um mandato e não deu nenhuma indicação a favor disso. Pelo contrário.
Ela é submissa à Vale e mais do que submisso, Jatene é empregado da Vale”.Almir defende que uma das exigências para que o Pará cresça é mudar as relações com a maior empresa em solo paraense: a mineradora Vale.
CHAPA PERFEITA Para Almir Gabriel, a chapa perfeita seria Juvenil candidato ao governo, com o deputado federal Jader Barbalho e a ex-vice governadora, Valéria Pires Franco (DEM) concorrendo ao Senado. Para vice-governador, Gabriel diz que o ideal era atrair o PTB de Duciomar Costa e sugere o nome do empresário Fernando Yamada, que segundo ele, tem grande aceitação na comunidade japonesa.
Para saber mais clike no link: http://votopmdb15.blogspot.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.