domingo, 29 de julho de 2012

Primeira medalha do Brasil em Londres:Sarah Menezes fatura ouro inédito para o Brasil no judô feminino, categoria 48kg




Londres – O judô brasileiro começou a participação nestes Jogos Olímpicos de forma espetacular. Após Felipe Kitadai ter conquistado o bronze na categoria ligeiro (até 60kg) no masculino, Sarah Menezes assegurou a primeira medalha de ouro para o país em Londres. Na final da categoria até 48 kg, contra a romena Alina Dumitru, que havia eliminado na semifinal a favorita japonesa Tomoko Fokumi, a piauiense de 22 anos aplicou um wasari e um yuko, fechando uma participação espetacular nos tatames do Excel Center.
Com o resultado de Sarah Menezes e Felipe Katadai, o judô passa a ser o esporte brasileiro com mais medalhas na história olímpica brasileira, passando à frente da vela e do vôlei (quadra e praia juntos), que somam 16, agora com 17. É a única modalidade que traz conquistas há oito Jogos seguidos: Los Angeles-1984, Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e, agora, Londres-2012.
Esse foi a primeira medalha de ouro de uma mulher no judô olímpico do país. Em Pequim, há quatro anos, a brasiliense Ketleyn Quadros havia sido a primeira a conquistar uma medalha no esporte – o bronze na categoria até 57kg.

A medalha em Londres confirma a trajetória de sucesso da piauiense, que é a terceira no ranking mundial da categoria. Ela é a única brasileira a ter se tornado bicampeã mundial sub-20, além de ter conseguido também dois bronzes em mundiais (2010 e 2011). Nos Jogos de Pequim, há quatro anos, quando competiu com apenas 18 anos, Sarah tinha sido eliminada na primeira luta.
Na primeira luta do dia, Sarah venceu a vietnamita Ngoc Tu Van por dois yukos. Apesar de o placar não ter sido com a folga esperada, a brasileira dominou o combate e passou poucos perigos. A primeira pontuação veio logo no começo da luta, enquanto uma punição após duas advertências (shido) à rival rendeu a vantagem final. Contra a francesa Letícia Payet, a luta foi mais apertada. Apesar de agressiva, a brasileira só conseguiu um yuko a 20 segundos do fim para assegurar a classificação.
Susto
Nas quartas de final, o cenário foi parecido, mas muito mais dramático. Sarah começou atacando a chinesa e conseguiu provocar duas punições à rival por falta de combatividade, o que lhe deu a vantagem de um yuko. A brasileira se defendia bem dos ataques, mas nos últimos segundo, Wu quase encaixou um golpe que viraria luta – seria um wazari.
A técnica brasileira Rosicleia Campos chegou a levar as mãos à cabeça, enquanto os juízes faziam uma conferência para tomar a decisão sobre a validade do golpe. Os segundos de tensão, porém, se transformaram em alívio quando a brasileira foi declarada a vencedora.
A primeira medalha brasileira em Londres foi garantida em mais uma luta tensa, na semifinal foi contra a belga Charline Van Snick. E a história se repetiu. Mesmo com mais iniciativa em todo o combate, Sarah só venceu graças a um yuko, aplicado quando faltavam dois minutos e quarenta segundos. No minuto final, a belga, que terminou com o bronze, chegou a tentar um golpe de todas as formas, mas Sarah segurou a passagem inédita à final.
PERFIL
Sarah Gabrielle Cabral de Menezes
Nascimento: 26/3/90, Teresina, PI
Altura: 1,54m
Peso: 48kg
Principais títulos: 3ª colocada no Mundial Sênior de Paris (2011); 3ª colocada no Mundial Sênior de Tóquio (2010); Bicampeã Mundial Sub 20 (2008/2009); Vice-campeã do Grand Slam do Rio de Janeiro (2011); 3ª colocada World Masters (2011/2012); 3ª colocada nos Jogos Pan-Americano de Guadalajara (2011)
Categoria: Ligeiro (48kg)
Clube: Academia de Judô Expedito Falcão/PI
Kumikata: Destra
Principal Golpe: Ippon-seoi-nage e Kouchigari
Ranking Mundial: 3o (2o com descartes)
Participação Olímpica anterior: 2008 (48kg, sem colocação)
Pontuações do Judô
Shido: Advertência que não gera pontos ao adversário, mas que, se repetido, equivale a um yuko.
Yuko: Golpe mais simples do judô, que garante a pontuação mínima. É anotado quando oponente cai de lado.
Wazari: Segunda pontuação do judô, caracteriza-se quando o rival é derrubado parcialmente de costas ou imobilizado entre 20 e 24 segundos. Dois wazaris significam o fim do combate.
Ippon: Golpe perfeito, o ippon é conferido quando um judoca derruba o adversário de costas no chão por completo ou o imobiliza por 25 segundos, finalizando a luta. Fonte: Super Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...