As situações de pressão no trabalho acontecem com frequência
e há até quem se acostume com elas. Mas, por que certas pessoas sofrem mais com
o estresse? Isso se deve a diversos fatores, entre eles a responsabilidade de
manter muitas pessoas da família ou a ameaça permanente de serem demitidas.
OUTROS FATORES IMPORTANTES SÃO:
Baixa autoestima, por não acreditar que possa conseguir um
emprego melhor.
Não gostar do que faz ou estar fora do perfil adequado para o
tipo de trabalho que realiza.
Desconhecimento sobre a verdadeira vocação.
Acomodar-se a certas situações, em vez de lutar para modificá-las.
Extrema sensibilidade à agressividade do ambiente de
trabalho.
Existem ainda o perfeccionismo e a frustração, como fatores
de influência para o estresse. A frustração é um fator, porque a pessoa gasta
muita energia para tolerar algo de que não gosta. Uma pessoa infeliz no
trabalho não coloca as suas habilidades, nem a sua criatividade a serviço das
tarefas que...
executa.
Entre as principais consequências do problema (que pode
levar a doenças graves como a hipertensão e a depressão), estão a perda da
criatividade, da espontaneidade e da alegria de viver, assim como a irritabilidade
e a insônia.
Pensar em trabalho fora da empresa nem sempre é sintoma de
estresse. Até pelo contrário, pode ser um sinal de que a pessoa gosta do que
faz. Não é um problema em si. No entanto, ser um profissional não é o único
papel que uma pessoa desempenha no seu cotidiano. No grande teatro que é a vida, existem outros
papéis que é preciso desempenhar, como ser mãe, filho, pai, amigo, marido,
esposa, avó etc. Para uma vida equilibrada e mais feliz, é necessário saber
interpretar bem todos os papéis e dar
atenção a todas as pessoas que fazem parte da nossa vida. Para amenizar a
pressão diária, é importante que a pessoa reconheça a importância do descanso
para revigorar as energias, assim como cultivar hábitos de distração como
passatempos, leituras, hobbies, esportes, cinema, teatro etc.
Na busca pelo alívio do estresse no ambiente de trabalho, é
necessário planejamento, saber dizer “não” às pressões excessivas, colocar
limites, parar para almoçar calmamente e, nesse intervalo, falar sobre outros
assuntos que não sejam só trabalho. Além disso, é necessário ter comunicação
aberta com os colegas e chefes, fazer trabalhos adequados ao perfil pessoal,
negociar melhores condições em todos os âmbitos, seja salário, tipo de função,
como gosta de se comunicar, de receber ordens etc. Lembre-se: é impossível
gostar de alguma coisa ou de alguma pessoa se, antes, você não gostar de si
mesmo. Trate-se bem, você merece.
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