quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Membros de cmitês e lideranças comunitárias santarensas se reunem para discutir rumos da campanha do SIM

ESTADO DO TAPAJÓS. EMANCIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

              Membros de comitês municipais Pró-Tapajós e lideranças populares de Santarém, além de presidentes de sindicatos, associações e empresários, participaram de uma reunião convocada pela Frente Pró-Tapajós (criada no dia 12 de setembro) para discutir a campanha pelo SIM no plebiscito a ser realizado em dezembro e que decidirá se a população paraense aceita a criação dos estados do Tapajós e do Carajás, a partir do território atual do Pará. Na ocasião foram discutidos os rumos da campanha nas cidades que irão compor o estado do Tapajós e também as articulações que deverão ser feitas em Belém.


              O presidente da Frente, deputado Lira Maia (DEM-PA) falou sobre o processo de animação da campanha e explicou que essa é uma campanha diferente que não tem patrocínio, e portanto, é totalmente voluntária, já que a eleição gira em torno de uma causa e não de um candidato. “A campanha está fria porque é diferente das outras, mas é o povo que tem que aquecê-la - disse o deputado - para isso é preciso ter atitude e bons argumentos", concluiu.


              Durante a reunião, foi aberto espaço para que as pessoas que estão diretamente envolvidas na campanha fizessem uma avaliação da mobilização e dessem sugestões. Francisco Lopes, o "Chicão", membro da Frente, sugeriu que os comitês de Santarém se reorganizem, para levar mais informações aos moradores. Luis Azevedo, presidente de um dos comitês Pró-Tapajós locais, sugeriu indicar um grupo de pessoas de Santarém para trabalharem em Belém. Já Rogélio Cebuliski, o "Gaúcho", liderança do Mapiri, disse que Santarém deve dar maior visibilidade à campanha.


              Outro que se pronunciou na reunião foi Orlando Pereira, um dos mais antigos integrantes do movimento. Para ele, "é preciso levar mais informação para os moradores das áreas rurais dos municípios". Já o vereador Henderson Pinto (DEM) disse que "precisamos estimular a população de Belém, que apoia nossa luta, a entrar nesta campanha".


Falta apenas 2 meses para o plebiscito.
              Na próxima semana, Socorro Pena e Olavo das Neves, que compõem a comissão de marketing e captação de recursos, vão até Marabá, para reunir com o marketeiro Duda Mendonça. Na ocasião irá apresentar a nova arte da campanha

              Ao final do encontro, os participantes do evento saíram convictos de que é possível vencer o plebiscito se a população incorporar a campanha e participar ativamente, buscando informações e convencendo outras pessoas.
SIM AO DESENVOLVIMENTO.

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