SIRTA, Líbia - O ex-ditador líbio Muamar Kadafi foi morto nesta quinta-feira ao tentar fugir de Sirta, pouco depois que combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) tomaram a cidade. Depois de muitas especulações, o ministro da informação do conselho, Mahmoud Shammam, confirmou que, segundo informações de combatentes que estão na cidade, o ex-ditador foi alvejado e morreu. Abdul Hakim Belhaj, chefe militar dos rebeldes, e Abdul Hafiz Ghoga, vice-chefe do CNT, também confirmaram a morte.
O corpo do ex-ditador estaria sendo levado para Misurata. O primeiro-ministro do governo interino, Mahmoud Jibril, fará um pronunciamento nos próximos minutos. Segundo Abdel Majid, comandante do CNT em Sirta, Kadafi foi ferido nas duas pernas e na cabeça ao tentar fugir em um comboio. Ele teria sido atingido por um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas a aliança militar não confirma a informação. O coronel Roland Lavoie, da Otan, informou apenas que aviões da aliança atacaram dois veículos militares que faziam parte de um comboio perto de Sirta.
TEMPO REAL: Acompanhe momento a momento a situação na Líbia
VÍDEO: Líbios comemoram a tomada de Sirta e a morte de Kadafi
SAIBA MAIS: Os últimos acontecimentos até a tomada de Sirta
CLÃ: Entre mortes e fugas, o destino da família Kadafi
FOTOGALERIA: A vida do ex-ditador líbio em família
Leia mais aqui!!
O comandante do CNT em Sirta afirmou que o chefe das forças de Kadafi, Abu Bakr, também foi capturado após a tomada de Sirta, cidade natal do ex-ditador e o último grande bastião das tropas ainda leais a ele, depois de oito meses de conflito. Mutassim Kadafi, filho do ex-ditador, também teria sido detido.
- Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu - afirmou Majid, sobre o ex-ditador. Além da Otan, o Departamento de Estado dos EUA informou que ainda não tem qualquer confirmação sobre a situação do ex-ditador, cujo paradeiro era desconhecido desde a tomada de Trípoli, há quase dois meses. Uma autoridade americana disse, porém, que os EUA já foram informados sobre a morte. Mais cedo Mohamed Leith, outra autoridade do CNT, afirmou que Kadafi estava seriamente ferido, mas ainda respirava. Ele disse ter visto o ex-ditador, que estaria usando um uniforme cáqui e um turbante. Já Jamal abu-Shaalah, comandante do conselho em Sirta, afirmou que o ditador foi capturado, mas ele não estava certo se vivo ou morto.
Os rebeldes, que chegaram a negociar uma rendição das tropas leais a Kadafi, afirmam que têm toda a cidade de Sirta sob seu controle. Os combatentes dispararam tiros para o ar, lançaram armas para o alto e cantaram o hino nacional em comemoração à queda de cidade do ex-ditador, que passou 42 anos no poder. Na praça central de Sirta, parte dos esfarrapados soldados do CNT também queimou bandeiras verdes da era Kadafi.
- Sirta foi liberada. Não há mais forças de Kadafi - afirmou o coronel Yunus Al Abdali, chefe de operações do CNT na parte leste da cidade, antes da divulgação de informações sobre a morte de Kadafi. - Estamos agora atrás dos seus soldados que estão tentando fugir.
Segundo testemunhas, a ofensiva final para a tomada da cidade começou às 8h (hora local) e durou cerca de 90 minutos. Pouco antes, cerca de cinco carros com partidários de Kadafi tentaram deixar Sirta, mas todos foram mortos pelos revolucionários. Após o confronto final, os combatentes do CNT começaram a entrar em casas e prédios a procura de soldados de Kadafi que pudessem estar escondidos. Alguns dos milhares de moradores que fugiram da cidade durante o cerco que durou semanas começaram a voltar para casa. Parte deles denunciou saques a suas casas. Depois da tomada de Trípoli, em agosto, e da recente queda de Bani Walid, outro bastião dos kadafistas, restava ao CNT conquistar Sirta, por onde especula-se que Kadafi tenha passado depois de fugir da capital. O conselho rebelde, que já governa interinamente parte do país, anunciara que esperava apenas a dominação de toda a Líbia para dar início à construção de um novo governo. GI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.