Os secretários visitaram também uma oficina inclusiva para o corpo docente da Escola Instituto.
A Escola Instituto de Educação de Trairão localizada na Avenida João Paulo II no Bairro Bela Vista, foi contemplada com materiais adquiridos com os recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, para ampliar a inclusão digital e promover o uso pedagógico da informática na unidade escolar; dentre os materiais estão dvd, data show,câmera digital,impressora multifuncional,caixa de som USB e computadores.
Professores da Escola Instituto de Educação estão participando de uma oficina inclusiva, cujo os encontros acontecem aos sábados, com o intuito de capacitar o corpo docente para manusear os materiais adquiridos e dessa forma repassarem seus conhecimentos à comunidade escolar. A secretária de educação Maria Regina e o Secretário de Administração Antonio Leocádio participaram da entrega dos materiais e na ocasião visitaram um desses encontros ocorrido no ultimo sábado(22), e elogiaram a iniciativa do Diretor da Unidade Escolar professor Hélio Loiola, o qual foi o idealizador da referida oficina.
O que é PDDE?
O PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola foi criado pelo Governo Federal através do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, com a finalidade de auxiliar as Unidades Escolares, tanto municipais quanto estaduais na aquisição de bens, manutenção de equipamentos e na compra de materiais de consumo (não permanentes). O valor é repassado anualmente às Escolas, geralmente a partir de Julho e deve ser gasto, impreterivelmente, até o dia 31 de dezembro.
As próprias escolas administram o gasto, o programa tem como objetivo o uso adequado dos recursos para garantir melhoria na infra-estrutura física e pedagógica das escolas e deve prestar contas ao FNDE até o final de fevereiro do ano seguinte ao gasto.Este programa é baseado no princípio de descentralização dos recursos federais destinados à Educação, que antes eram depositados nas contas das Prefeituras e só depois é que chegavam às escolas. Com a criação do PDDE tudo isso mudou, trazendo direto para as escolas os valores/recursos que lhe são de direito, o que ajuda a reforçar o exercício da cidadania.
Antes de utilizar os recursos repassados às escolas, acontecem reuniões entre a direção da escola, professores, pais de alunos, representantes da comunidade onde a escola está inserida e os funcionários, para decidir o que fazer com o recurso. Após analisar as necessidades, deve-se, democraticamente, definir as prioridades para chegar a um senso comum.Existe uma cartilha que orienta as escolas a utilizarem os recursos adequadamente, para que não haja erros na forma de gastos, que interromperia o repasse do ano subsequente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.