sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jacareacanga: Ibama multa fazendeiro que exibia cabeça de onça

O Ibama multou em R$ 5 mil, na semana passada, um matador de onça em Jacareacanga, a 400 km de Itaituba, no sudoeste do Pará. O homem, que é dono de uma fazenda de gado no município, chegou a cortar a cabeça de um felino e manter a peça exposta como troféu na entrada da propriedade. “A cena era chocante, as pessoas conviviam normalmente com a decapitação do animal”, disse o coordenador da operação Disparada, Raphael Fonseca, cuja equipe chegou à sede da fazenda para investigar a autoria de um desmatamento na região.

 
Depois de apreender e examinar a cabeça, o Ibama descobriu que o animal abatido pelo fazendeiro era uma onça preta, variação melânica da Panthera onca, espécie ameaçada de extinção e protegida pela Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Além da multa do Ibama, o responsável pelo crime ambiental poderá ser condenado de seis meses a um ano de detenção pela Justiça.

Áreas embargadas
A operação Disparada atua nas imediações de Jacareacanga desde 19 de julho, combatendo, principalmente, desmatamentos ilegais. Até o momento, os fiscais já aplicaram R$ 6,7 milhões em multas e embargaram 1,4 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente em nove propriedades. As ações, que não têm prazo para terminar, acontecem com apoio da Polícia Rodoviária Federal. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...