Marabá pode ter registrado a primeira morte por gripe suína. Neste final de semana , uma mulher morreu no Hospital Regional do Sudeste “Geraldo Veloso” sob suspeita de infecção pelo vírus, o que ainda não foi comprovado oficialmente.
A paciente Emília Martins dos Santos, 26, que morava numa rua que dá acesso à Estrada de Ferro Carajás (EFC), no bairro Primavera, em Parauapebas, estava internada há pelo menos uma semana em Marabá. Ontem pela manhã, o infectologista do Hospital Regional, Alex Freitas, concedeu entrevista à Rádio Clube e disse que a mulher apresentava um quadro clínico semelhante ao da gripe suína.
Entre os sintomas, o infectologista citou que a mulher sentia fortes dores no tórax e febre alta. Porém, ele informou que deve ser coletada secreção da garganta da mulher para realização de exames em Belém a fim de definir se, de fato, ela foi vítima da doença.
Caso se confirme, esta será a sétima pessoa morta no Pará desde que foi verificada a circulação do vírus no Estado. Ontem pela manhã, o secretário de saúde de Marabá, Ademar Rafael Ferreira, disse que estava sendo sistematicamente sondado a respeito do óbito. No entanto, Ferreira declarou que a secretaria não tem recebido informações do Hospital Regional.
Até ontem, o corpo da mulher continuava no Hospital Regional e deve ser trasladado para Parauapebas nesta terça-feira, onde deve ser sepultado.
OS NÚMEROS DA GRIPE
A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) confirmou, até agora, seis mortes por gripe A no Pará somente em 2010. Dentre essas, uma morte foi registrada em Belém e as outras cinco no interior do Estado. Cinco delas eram mulheres. Três delas estavam grávidas Três delas tinham idade entre 20 e 34 anos.
PREVENÇÃO
- É indicado o uso de máscaras cirúrgicas descartáveis quando estiver em áreas afetadas.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
- Evitar aglomerações e o contato direto com doentes.
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
(Diario do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.