quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Número de mortos no terremoto do Haiti pode passar de 100 mil, afirma premiê

Informação foi dada pelo primeiro-ministro em entrevista à CNN.
Tremor devastou a capital, Porto Príncipe, e matou 12 brasileiros.


do G1 com agencias internacionais





    O premiê do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira (13) à rede CNN que teme que o número de mortos pelo terremoto que atingiu o país na tarde de terça supere 100 mil pessoas. O número equivale a mais de 1% da população do país da América Central.


    O Comando do Exército confirmou a morte de 11 militares brasileiros no Haiti, vítimas do tremor de magnitude 7. O Brasil comanda uma missão de paz da Organização das Nações Unidas no país. Outra morte confirmada é a da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns.


    O abalo devastou a capital, Porto Príncipe, e afetou a estrutura de telecomunicações no país. As informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas. 

    Bellerive disse que, apesar de a capital ter ficado devastada, com milhares de prédios destruídos, a população está se comportando "com calma".

    "As pessoas estão se ajudando umas às outras, tentando se organizar", disse. Ele insistiu em que o país precisa de ajuda internacional para ajudar as vítimas e resgatar os cadáveres.

    Ele disse que é necessário recuperar o aeroporto da capital, que precisa voltar a funcionar para receber cargas de ajuda humanitária e pessoal especializado.





    Cenas de caos tomaram conta das ruas da capital, Porto Príncipe, com pessoas desesperadas caminhando entre os escombros da empobrecida cidade.

    O palácio presidencial foi reduzido a ruínas, com suas cúpulas derrubadas sobre as paredes. Préval e sua mulher não estavam no prédio no momento do tremor.

    Os governos do Brasil e de outros países se mobilizaram para enviar ajuda o mais rápido possível.

    G 1.com






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
    - não relacionados ao tema do post;
    - com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
    -Com nomes fictícios;
    -Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
    Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

    Curta o Portal no Facebook

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...