segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

TSE: rigor contra doação oculta em campanhas

Extraído de: OAB - Rio de Janeiro  -  
  - Num esforço para banir as doações ocultas das campanhas de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) planeja exigir que os candidatos informem o nome de todas as pessoas e empresas que contribuírem com dinheiro, bens e serviços.


Hoje, muitas empresas fazem doações aos partidos que, por sua vez, repassam aos candidatos.
Na prestação de contas, porém, os candidatos não especificam a origem do dinheiro, mantendo o sigilo do colaborador. A proposta de proibir essa prática será votada pelo plenário do TSE até março, com grande chance de aprovação.

"Há uma disposição firme do tribunal de zelar mais e mais pela verdade do jogo eleitoral", disse o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, rebatendo o argumento dos dirigentes 

partidários de que essa regra inibiria as doações pelas empresas.
"Não queremos inviabilizar nada.Não queremos fechar as torneiras do financiamento de campanha dos partidos para as despesas. Queremos facilitar a abertura das torneiras, mas com total transparência, com a identificação da fonte doadora, a quantia doada e o destinatário mediato (candidato) e imediato (partido)".

Doações até por cartão de crédito

A sugestão integra um pacote com seis propostas de resolução para disciplinar a campanha eleitoral de 2010. O texto ainda não especifica que punições os candidatos sofrerão, caso mantenham em suas prestações de contas as doações ocultas.
As propostas precisam ser aprovadas pelo plenário do TSE antes de entrarem em vigor. Segundo os documentos, haverá maior possibilidade de participação direta do eleitor nas finanças dos candidatos, com a autorização de doações financeiras de pessoas físicas por cartão de crédito. Também será possível depositar quantias pela Internet, diretamente nos sites dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...