Hoje, 6 de janeiro, é data em que os cristãos comemoram o dia dos três Reis Magos que visitaram Jesus ao nascer: Gaspar, Melchior e Baltazar. Guiados por uma estrela, os Reis chegaram até o local onde Jesus estava com Maria e José. Levaram presentes, que representavam realeza (ouro) de Jesus, a sua natureza humana (mirra, um perfume) e a sua natureza divina (incenso). Segundo a tradição cristã, é o dia em que a decoração natalina deve ser guardada até a chegada do próximo Natal.
A tradição de Reis representa a "epifania do senhor, a manifestação de Deus que veio ao nosso meio e se encarnou em Jesus", afirma padre Acássio Carlos Cardoso, da paróquia Dom Bosco. Os Reis eram sábios e astrônomos que seguiram provavelmente um meteoro ou um cometa – um sinal da presença de Deus.
Tradição: Folia de Reis em Belém, Pará
Muita gente faz questão, por exemplo, de fazer o bolo de Reis e de comer sementes de romã para trazer prosperidade à família. A Folia de Reis começava na véspera de Natal e se encerrava no dia 6. Nesse período, grupos de fiéis formavam pequenas bandinhas e acompanhados das pastorinhas saiam de casa em casa comemorando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, distribuindo bombons para as crianças.
A tradição se perdeu com o tempo, mas famílias como a da professora aposentada Vânia Maria da Costa de Mendonça, 59 anos, fazem questão de desarmar a árvores de Natal com uma festa na qual não podem faltar o bolo de Reis e romã.
Dentro do bolo vai uma mensagem e aquele da família que ganhar a fatia sorteada vai fazer o bolo do ano seguinte. Depois, cada participante deve jogar para trás três sementes de romã e comer as outras três dizendo a palavra “ouro” enquanto come.
“É um reforço para ajudar a não faltar dinheiro em 2012”, afirma Vânia. Ela conta que foi a avó paterna que passou a tradição para a família. “Nós queremos manter o Natal vivo entre a família, mostrar que o espírito natalino não é só presentes, mas o amor”.
(DOL, com informações do repórter Raimundo Sena)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.