Matéria da jornalista Érica Fraga, com base em dados do IBGE e da FGV, revela que a presidente Dilma Rousseff sabia o que dizia quando declarou que queria um “Brasil de classe média”: seis em cada dez brasileiros com 16 anos ou mais já pertencem a uma das estratificações da classe média.
A classe média brasileira, segundo os “indicadores de renda, educação e posse de bens de consumo”, dividi-se em três: média baixa, média intermediária e média alta.
A mobilidade econômica positiva do brasileiro iniciou no segundo governo de FHC e prossegue até hoje (vide gráfico no final).
Observa-se que a mobilidade se inicia com o advento da democracia e o acerto do Plano Real, que consolidou a estabilidade macroeconômica.
Lula foi previdente: negou-se a mudar as metas macroeconômicas do Plano Real e teve sensibilidade política para aproveitar o empuxo da estabilidade e investir na microeconomia, visando provimento de renda ao assoalho da pirâmide.
A tabela abaixo demonstra o acerto da macroeconomia nacional, colocando 63% dos brasileiros em uma das camadas da classe média:
A tabela acima, elaborada com base nos dados do IBGE, FGV e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, demonstra que aquele velho bordão dos “ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres”, não é mais uma realidade absoluta.
O gráfico abaixo, que usa os mesmos dados para demonstrar a mobilidade econômica, além de derrubar o retro citado bordão (os ricos caíram de 10 para 9% e os pobres de 33 para 28%) confirma o que as instituições que estudam o assunto repisam: o nosso problema maior não mais é gerar riquezas e sim distribui-las menos injustamente.Fonte,Blog do Parsifal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.