Uma joint venture entre duas grandes empresas do setor do
agronegócio, a Amaggi e a Bunge, vai possibilitar a navegação em um importante
corredor intermodal, oferecendo uma nova opção para transporte da crescente
produção agrícola brasileira.
A sociedade proveniente da parceria irá se chamar Navegações
Unidas Tapajós Ltda. (UNITAPAJÓS), com igual participação de capital das duas
companhias. A nova rota de escoamento de grãos, conhecida como...
Tapajós –
Amazonas, está localizada entre os municípios paraenses de Itaituba e Barcarena
e é vista como uma alternativa as opções pelos portos do sul e sudeste do país.
Os grãos saem das fazendas e armazéns da região médio-norte
de Mato Grosso e seguem de caminhão ou carreta, pela BR-163, até o terminal de
trasbordo de Miritituba, distrito de Itaituba. De lá, as embarcações seguem até
o município de Barcarena, onde o produto é transferido para navios de grande
calado para Europa e Ásia.
NOVA TECNOLOGIA
O transporte será realizado inicialmente com uma frota de 50
barcaças e dois empurradores de 6 mil HP a diesel elétrico. A previsão é
transportar até 2 milhões de toneladas de grãos em 2014 e, a partir de 2015,
com a incorporação de mais 40 barcaças e um empurrador de 6 mil HP, atingir a
plena capacidade de 4 milhões de toneladas. “Todas as barcaças são equipadas
com uma cobertura rígida exclusiva, de alumínio, projetada pela nossa equipe e
desenvolvida por um fabricante da Bélgica”, explica Jorge Zanatta, diretor da
Amaggi Navegação. “É uma tecnologia nova no Brasil, que proporciona maior
segurança e qualidade”, complementa.
A Amaggi possui larga experiência em transporte fluvial de
grãos e operações portuárias. A companhia opera, há 17 anos, um dos principais
corredores hidroviários do país, o Madeira-Amazonas, por onde escoa, todos os
anos, aproximadamente 2,8 milhões de toneladas de grãos. Já a Bunge, com todo
conhecimento acumulado na área de logística ao longo de seus mais de 100 anos
de atuação no Brasil, investiu também na construção de dois terminais
portuários – um para transbordo, em Miritituba, e outro em Barcarena para
exportação dos grãos. “A Unitapajós é responsável pela operação de navegação
que une essas duas pontas,com os mesmos conceitos de inovação e preocupação com
a sustentabilidade que norteiam as operações nos nossos terminais portuários e
unidades produtivas”, diz Junior Justino, diretor de Logística e Agronegócio da
Bunge Brasil.
VIAGEM-TESTE
Em maio de 2013 a Unitapajós realizou uma viagem-teste no
percurso entre Miritituba e Barcarena, utilizando um comboio completo, formado
por 20 barcaças e transportando 40 mil toneladas de grãos. Essa viagem foi uma
exigência da Marinha para a concessão da autorização de navegação regular na
hidrovia, que saiu no início de 2014. Na oportunidade, as 598 milhas náuticas –
que equivalem a mais de 1.000 km – foram percorridas com total segurança, sob
orientação de cartas náuticas que fornecem informações hidrográficas
importantes, como a profundidade em cada trecho do percurso utilizando como
base os índices dos últimos dez anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.