segunda-feira, 24 de junho de 2013

BR 163 SERÁ INTERDITADA NO DISTRITO DE BELA VISTA DO CARACOL

 Manifestação na Rodovia Contra a truculência das ações da Operação "Onda Verde".
Nesta terça-feira, (25), um movimento "amplo, geral e irrestrito" estará sendo efetuado na BR-163 (Santarém-Cuiabá) visando uma manifestação imediata contra as ações arbitrárias e truculentas provenientes das Operações Onda Verde e Hiléia Pátria nos municípios de Novo Progresso e Altamira, região oeste do Pará. Na localidade de Caracol, município do Trairão estará sendo montada uma barreira para impedir o transito de qualquer veículo na BR-163, até que as operações sejam devidamente explicadas.

Atualmente, o efetivo das operações, baseadas em Novo Progresso já soma dezenas de agentes na região. Coordenado pelo Ibama, o novo efetivo será envolvido, principalmente, na montagem de duas bases fixas de fiscalização em áreas críticas de desmatamento. Uma em Trairão e outra em Castelo dos Sonhos. O objetivo é reprimir novas derrubadas nas florestas ao longo da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), mas os agentes estão impedindo o transporte de alimentos, combustíveis e pessoas para zonas de trabalho nas áreas garimpeiras e florestais.
Afirmaram, em reunião com manifestantes, recentemente, que a ordem veio de Brasília para coibir qualquer atividade considerada ilegal ou clandestina na região.
Neste momento não estão perdoando ninguém; invadindo garimpos e derrubadas e destruindo os bens e equipamentos existentes nos locais. Denúncias de garimpeiros que chegaram aos gestores municipais dão conta que os agentes estão, inclusive, incendiando os barracos e deixando os trabalhadores à míngua.
A revolta maior aparece em virtude dos órgãos minerais e ambientais não estarem expedindo as licenças por "ordem branca" dos ministros de Minas e Energia e do Meio Ambiente, impedindo os garimpeiros de trabalharem com a legalização. Outro aspecto mostrado pelas lideranças é que os agentes sabem, através de imagens de satélites onde estão as maiores derrubadas (são duas de 6.000 e de 4.000 hectares), quem são os responsáveis, mas ainda não fizeram o embargo dos locais.
A manifestação pretende aglomerar mais de 10.000 agricultores, madeireiros e garimpeiros na localidade e a coordenação começará a divulgar como será feita o transporte e a alimentação dos manifestantes, ainda nesta 2a. feira.
Fonte: Faceboo/Fuxico itaitubense


2 comentários:

  1. vc poderia estar presente nesta manifestação;;; uma ideia,,,

    ResponderExcluir
  2. e a população esta muitoo certaa eu apoioo pqee temos que luta pelos nossos direitos !pagamos impostos e o que que alguns politicos fazem roubanos naoo e toodos clarooo o Trairão uma ciddade destacada olha onde ela esta num buraco

    ResponderExcluir

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...