segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SAIBA OS TOP 10 MITOS SOBRE O CÉREBRO


O cérebro humano é uma máquina perfeita e que ainda guarda muitos mistérios. O sistema nervoso humano é responsável pelas funções vitais, pela inteligência e pelas emoções do homem. Apesar dos avanços das neurociência, ainda há muito para ser descoberto sobre o cérebro. Hoje, ainda convivemos com informações equivocadas sobre esse órgão tão importante, fato que leva ao surgimento de muitos mitos. gora, vamos derrubar os 10 principais mitos sobre o... funcionamento do cérebro humano.
1 – Usar mais o lado esquerdo do cérebro desenvolve habilidades em matemática  Esse é um mito muito conhecido. Muitas pessoas associam o lado esquerdo do cérebro à área de exatas e o lado direito à criatividade. De acordo com especialistas, esse mito surgiu nos anos de 1800, mas estudos recentes mostraram que os dois hemisférios do cérebro trabalham igualmente com a lógica e com a criatividade.
2 - Quanto maior o cérebro, maior a inteligência  Esse mito também é muito difundido. Entretanto, o tamanho do cérebro não é indicador de inteligência. A massa encefálica de pessoas inteligentes é anatomicamente igual a de qualquer pessoa. Assim, o peso e o volume cerebral não apresentam variação significativa. Nas pessoas mais inteligentes, o que acontece é a presença de redes cognitivas mais eficientes, com maior velocidade de processamento e melhor estratégia intelectual.
3 - O cérebro é cinza – O cérebro humano não é cinza. O órgão só se torna cinza quando exposto a produtos químicos usados para a sua conservação, como o formaldeído. O cérebro humano vivo possui massa cinzenta, massa branca, áreas avermelhadas e uma região preta.
4 - Álcool mata as células do cérebro – As bebidas alcoólicas consumidas socialmente não têm a capacidade de matar as células do cérebro. O único tipo de álcool que pode matar as células é o álcool com 100% de pureza. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas não mata as células, mas danifica as terminações nervosas, conhecidas como dendritos.
5 - Usamos apenas 10% do nosso cérebro – Esse mito teria surgido em 1998, graças a um anúncio de revista que dizia: “Você usa apenas 11% do seu potencial”. Depois disso, o mito ficou popular. Entretanto, exames de tomografia e ressonância magnética mostram que é possível verificar atividades mentais complexas em diversas áreas do cérebro.
6 - Mozart e jogos aumentam o QI – Pesquisas científicas já mostraram que pessoas que ouvem Mozart e jogam games não apresentam mais capacidade intelectual do que as pessoas que não têm esses hábitos. Assim, não existe respaldo científico para essas ideias.
7 - O cérebro regula a razão, e o coração regula a emoção – O cérebro é responsável por regular tanto a razão, quanto a emoção. O coração é apenas uma bomba muscular que leva o sangue oxigenado aos tecidos e ao cérebro, mas ele não possui capacidade cognitiva.
8 - Dor de cabeça tem relação com dor no cérebro – Esse mito também é bastante conhecido, mas é preciso dizer: o cérebro não dói! A cefaleia, ou dor de cabeça, é ocasionada pelo incômodo nos músculos, vasos sanguíneos e meninges. Os músculos em torno da cabeça e do pescoço também levar à dor.
9 - O cérebro ganha rugas quando a pessoa aprende algo  - Durante a vida o cérebro não muda de tamanho, nem ganha rugas quando aprendemos alguma coisa nova. As rugas do órgão só aumentam com o avanço da idade.
10 - O cérebro humano é o maior de todos – Isso também é mentira. Vários animais têm cérebros grandes, bem maiores do que os dos seres humanos. Um elefante, por exemplo, tem um cérebro maior do que o do ser humano, mas possui uma relação cérebro-corpo ruim e desproporcional. O cérebro humano pesa, em média, 1,4 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...