segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SAIBA SOBRE A PEQUENA ERA GLACIAL


A Terra passou por uma Pequena Era do Gelo há alguns séculos atrás. Esse momento foi marcado por um arrefecimento do planeta. Esse fenômeno aconteceu na chamada Era Moderna. Segundo climatologistas, essa pequena era glacial aconteceu entre os séculos XVI e XIX, entre os anos 1650 e 1850. O período foi marcado por temperaturas negativas, separadas por intervalos de... temperaturas quentes.

O período mais frio da Pequena Era Glacial na Terra aconteceu ao mesmo tempo que uma queda profunda nas tempestades solares, fenômeno conhecido como Mínimo de Maunder.

No século XVII, a Pequena Era Glacial obrigou os Vikings a abandonaram a Groenlândia. Nesse período, a Finlândia perdeu cerca de um terço da sua população. Na Inglaterra, o Rio Tamisa congelou pela primeira vez em 1607.
 Em 1780, a região de Nova Iorque, nos Estados Unidos, também passou por um frio intenso. Outro fato ocorrido nesse período foi o aumento significativo das geleiras nos Alpes, que cobriram aldeias e mataram milhares de pessoas.
Durante a Pequena Era Glacial não existia mar  aberto em torno da Islândia. Para muitos pesquisadores, o aquecimento gradual do planeta Terra ao longo dos séculos corresponde a um período de recuperação depois da Pequena Idade do Gelo.
A Terra começou a esquentar, principalmente, depois da Revolução Industrial. Atualmente, cientistas acreditam que o nosso planeta possa voltar a viver uma nova Pequena Era do Gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...