segunda-feira, 8 de julho de 2013

IBAMA doa 3,6 mil cúbicos de madeira à prefeitura de Aveiro.

IBAMA doa mais de 4 mil metros cúbicos de madeira ilegal apreendida na região do Curuatinga, no Pará.
 Belém (10/06/2013) - Quatro balsas com 3,6 mil m3 de madeira em tora doados pelo IBAMA à prefeitura de Aveiro (cerca de 180 caminhões cheios) atracaram nesta quinta-feira (06/06) em um porto de Moju, a 130 km de Belém, no Pará. As árvores centenárias, de espécies de alto valor econômico como angelim e maçaranduba, foram derrubadas por madeireiros ilegais na região do Curuatinga, no oeste do estado, e apreendidas no início do ano pelo instituto durante a Operação Onda Verde.
Uma quinta balsa flagrada no trajeto levando 500 m3 de madeira ilegal serrada (20 caminhões cheios) também foi conduzida a Moju. Agentes do IBAMA, de helicóptero, haviam avistado a embarcação suspeita em Santa Maria do Uruará, mas ela fugiu antes de ser apreendida, sendo interceptada no domingo (02/06) pelos agentes na frota de Aveiro, no rio Amazonas, nas proximidades de Almerim. O dono da balsa foi autuado em R$ 150 mil e a madeira está em fase final de doação a um órgão público de Belém.
Bom uso
O carregamento das balsas contratadas pela prefeitura de Aveiro durou 15 dias, até que se completasse o recolhimento das toras espalhadas em locais de difícil acesso nas matas do Curuatinga. Em seguida, escoltada pelo IBAMA e por homens da Polícia Ambiental e da Polícia Militar de Santarém/PA, a frota viajou uma semana até chegar ao nordeste paraense, onde a madeira será serrada antes de retornar ao oeste do estado e ser, finalmente, aplicada em obras sociais.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Aveiro, João Paiva, a empresa em Moju que beneficiará a madeira ofereceu melhores preços e condições de transporte ao município. "Ficou mais barato serrar aqui que em Santarém, porque em Aveiro não existem madeireiras em atividade", explicou ele, que estima que em três meses a madeira já esteja na sua região.
Segundo o plano apresentado pela secretaria ao IBAMA, a madeira será utilizada para reformar escolas na zona rural, recuperar os trapiches de Aveiro e dos distritos de Fordlândia e Brasil Novo e construir uma sede para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um clube de convivência para mães e um barracão comunitário.
A madeira doada a Aveiro é apenas parte dos oito mil m3 de toras apreendidas pelo IBAMA no Curuatinga - http://www.ibama.gov.br/noticias-ambientais/operacao-onda-verde-do-ibama-apreende-8-mil-m3-de-madeira-ilegal-no-oeste-do-para. Cerca de quatro mil m3 ainda podem ser destinados a obras sociais em outras regiões. São habilitados a apresentar projetos para receber a madeira órgãos públicos e entidade sem fins lucrativos.
Nelson Feitosa
Ascom/PA
Fotos: Nelson Feitosa - IBAMA/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...