quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Jatene só quer “embaralhar” as cartas, diz tucano

Helenilson Pontes: incluído no restritíssimo
círculo de amigos que merecem inteira confiança
de Jatene

   Tucanos ficaram meio assim, como diríamos, em polvorosa diante da informação postada ontem, pelo Espaço Aberto, antecipando que o governador Simão Jatene não apenas vai se desincompatibilizar, no final de março, como desistirá de concorrer a um novo mandato eletivo, abrindo espaço para a candidatura do atual vice, Helenilson Pontes (PSD), ao governo nas eleições de 2014. “O Jatene vai concorrer, sim. Não vai abandonar nem a vida pública, nem a política. O que ele está fazendo agora, ao disseminar a dúvida sobre seu futuro político, é embaralhar as cartas, para confundir os adversários”, garante ao blog observador da política e gente próxima aos... tucanos.
Com base no que conhece nos bastidores da política, e mais ainda dos bastidores do PSDB, ele avalia que, entre o governador e seu vice, Helenilson Pontes, desenvolveu-se uma sintonia, um sentimento de mútua fidelidade e confiança que Jatene só trava com um círculo muito, mas muitíssimo restrito de pessoas, entre elas seu ex-secretário Sérgio Leão.
O governador, conforme lembra a fonte do Espaço Aberto, desenvolveu por Helenilson uma admiração muito grande desde o plebiscito de novembro de 2012, em que os paraenses rejeitaram nas urnas a divisão territorial do Pará, o que daria origem a dois novos Estados, de Carajás e Tapajós.
Àquela altura, Helenilson, natural de Santarém e com toda a sua base política estabelecida naquela região, foi alvo de fortíssimas críticas dos movimentos separatistas, por não ter se manifestado explícita e contundentemente contra o seccionamento do território paraense. Mesmo assim, manteve-se afinado com Jatene e não descurou de seus deveres constitucionais de vice-governador do Pará e nem tampouco adotou atitudes políticas capazes de comprometê-lo no exercício do cargo.
É muito possível, considera observador bem próximo aos tucanos, que Jatene, nesse sentido, realmente se desincompatibilize do cargo para fazer campanha abertamente - sem as peias, os freios e as restrições que enfrentaria caso estivesse no governo -, deixando Helenilson à frente do Estado até o final do ano.
Mas haveria sentido em ficar vice-governador sem condições de concorrer a um novo mandato? “O Helenilson é novo. Só tem 42 anos. Sabem o Jatene e o próprio Helenilson que sete meses, a contar de março (quando o governador se desincompatibiliza) a outubro, mês das eleições, não são suficientes para o vice fazer seu nome, tornando-se mais conhecido em todas as regiões do Pará. Então, não será demais imaginar que o Jatene já tenha convencido o Helenilson a ficar mesmo sem mandato nos próximos quatro anos, habilitando-se assim a ter o apoio do PSDB para disputar o governo, em 2018”, considera o observador.
No cenário que ele traçou, para demonstrar que Jatene tem várias opções para se manter na vida pública, o observador não descartaria nem mesmo a possibilidade de o governador ao Senado, arrostando, caso isso venha a ocorrer, a ira do senador Mário Couto, tido como candidato natural do partido, uma vez que já está no exercício do mandato.
“Não tem isso de candidato natural. E se fosse o caso de o Jatene disputar o direito de concorrer ao Senado, a indicação do candidato caberá ao Diretório Regional. E quem tu achas que, neste momento, tem o controle do Diretório, o Jatene ou Mário Couto?”, indagou o observador. Essa é uma pergunta para muitos responderem.Inclusive, é claro, o senador Mário Couto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...