quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Saiba sobre o DPVAT e, também os seus direitos.


Existe um seguro de trânsito chamado DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) que, infelizmente, muitas pessoas não conhecem ou não têm informações suficientes para requerer os seus direitos.Ele cobre acidente com vítima e indeniza pessoas e não bens materiais. Não é um “amassado” no carro que será ressarcido e sim os gastos médicos e hospitalares com quem se machucou ou ainda veio a falecer. Sendo assim, qualquer pessoa que anda na rua e é atropelada tem direito ao DPVAT.
É importante lembrar que não há necessidade de...
contratar terceiros (outras pessoas que podem usar de má-fé e se aproveitar da situação vulnerável em que você se encontra) para dar entrada ao processo do seguro, já que é um procedimento simples e sem burocracia. Procurar a Justiça também não é aconselhável, pois o processo pode levar de dois a sete anos para ser julgado e aí a demora é certa. Basta procurar os Postos de Atendimento Autorizado portando o B.O (Boletim de Ocorrência) do ocorrido. Entregue os documentos, o prazo para o crédito em conta do requerente é de até 30 dias.
Deve-se lembrar que é preciso levar os dados bancários como o nome do banco, número da agência e da conta para que possam efetuar o crédito corretamente (um número errado e o valor pode ser depositado para outra pessoa). O prazo para se entrar com o pedido é de até três anos da data do acidente.
Se você precisar de mais informações e tirar dúvidas, pode entrar em contato pelo telefone do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) que funciona 24 horas por dia: 0800 02212 04 ou ainda visitar o site do DPVAT. Ambos mantêm as informações oficiais e atualizadas para a sua segurança. Cuide do que é seu. Exija seus direitos!
Fonte: Seguro DPVAT e Significados.

Cabe destacar ainda que o DPVAT não cobre apenas morte, mas também invalidez permanente e reembolsa gastos médicos particulares. Não somente os motociclistas, mas todos os proprietários de veículos pagam anualmente o seguro DPVAT. Existem duas razões básicas que justificam o custo desse seguro para motos. A primeira delas é alta frequência de ocorrência de acidentes (sinistros) com esse tipo de veículo, quase sempre gerando danos a seus condutores e passageiros ("caronas"). A segunda, é que tanto condutor, quanto passageiro ficam potencialmente expostos ao risco de acidentes, sem qualquer proteção, diferentemente do que ocorre com outro tipo de veículo, que oferece, com a sua estrutura, um grau de segurança maior. Qualquer ocorrência envolvendo motocicletas, por menores que sejam as suas consequências, geralmente acabam por exigir, no mínimo, tratamento médico e hospitalização, sem contar, evidentemente, com os casos mais graves, de morte ou invalidez permanente.

Quanto ao custo do seguro, só é possível reduzi-lo se a frequência de sinistros e o valores indenizados forem significativamente reduzidos. É bom esclarecer também que, mesmo nos casos em que o acidentado seja atendido por hospitais públicos, o seguro responde pelos custos incorridos, pois estes são posteriormente repassados ao "Consórcio" ("pool" de empresas seguradoras que operam com o DPVAT) administrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...