terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Jatene deve deixar a vida pública. Helenilson será o candidato.

Simão Jatene: sem mais disposição para concorrer
a mais um mandato.
 E nem para continuar na vida pública.

Reporta o Espaço Aberto, um dos blogs mais conceituados do Pará, que o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes (PSD), deverá mesmo ser o candidato ao governo do Estado com o apoio do PSDB, nas eleições de outubro.

O Espaço cita também que a engenharia política está sendo articulada pelo próprio governador Simão Jatene, que não deve mesmo voltar ao governo do Estado e deve se afastar definitivamente da vida pública, ainda que não venha, muito provavelmente, a se afastar da política.

“Não tenho mais disposição [de concorrer a um mandato eletivo]”, já confessou o governador à pessoas mais próximas. A decisão de Jatene, de desincompatibilizar-se no mês de março próximo, tem dois propósitos, conforme apurou o blog. Primeiro o de... dar maior visibilidade a Helenilson, que assim ainda teria seis ou sete meses, até o pleito de outubro, para fazer seu nome, para tornar-se mais conhecido em todo o Estado.

Segundo, desincompatibilizando-se do cargo, o governador preservaria sua liderança, porque, para muitos, disseminaria a impressão - apenas a impressão, vejam bem - de que entraria no páreo para concorrer a mais um mandato.

Mas essa alternativa, conforme ressaltaram algumas fontes ao Espaço Aberto, é implausível, porque não teria sentido o governador, desincompatibilizado, concorrer a um novo mandato, deixando Helenilson engessado, sem poder concorrer a cargo eletivo nenhum, eis que não haveria sentido em Jatene disputar o governo do Estado, tendo como um dos concorrentes o próprio vice.

E a possibilidade de Jatene concorrer a um outro cargo, que não o de governador, abrindo espaço para Helenilson tentar a reeleição, já que seria o governador titular, efetivo?

Essa possibilidade nem se cogita, disseram ao blog duas fontes consultadas.

Jatene concorrer ao Senado está fora de cogitação, porque o candidato natural do PSDB é o senador Mário Couto, queiram ou não muitos tucanos.

Aspirar a uma vaga de deputado estadual ou deputado federal não seria compatível com as pretensões de quem, como Simão Jatene, exerceu o cargo de maior relevância no Estado.

Conclusão?

“O Jatene, a menos que mude tudo, não vai concorrer. Ele vai mesmo se afastar da vida pública. Deve deixar a política. Chegou à conclusão, inclusive, de que o Pará é absolutamente ingovernável, se não houver um grande pacto político. O entrave, o gargalo do Pará é eminentemente de ordem político”, raciocinou a fonte ouvida pelo Espaço Aberto.

Esse quadro, delineado acima, é o de hoje.

O cenário, assim traçado, é o que se vislumbra a partir de hoje.

Em condições normais de temperatura e pressão, portanto, Jatene deixa o governo em março para não mais voltar.

Nem ao governo, nem à vida pública.

E Helenilson poderá ser o segundo candidato da região do Baixo Amazonas a concorrer ao governo do Estado.
A primeira foi Maria do Carmo (PT), que perdeu para o próprio Jatene, em segundo turno, nas eleições de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...