quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bancadas federais e estaduais do Pará continuam com os mesmos números de deputados


Quem pensou que o número de parlamentares no Pará iria aumentar, enganou-se, é que o Deputado Parsifal reporta  em seu blog uma matéria que a transcrevo em inteiro teor dando conta de que a Câmara dos Deputados aprovou ontem (27) o Projeto de Decreto Legislativo 1.361/13 que susta os efeitos da resolução do TSE que redefiniu as vagas de 13 estados na Câmara e em 13 Assembleias Legislativas, a partir de 2014.
A matéria já foi aprovada no Senado, portanto segue para promulgação pelo Congresso Nacional, para surtir os seus efeitos constitucionais.
No Pará, a resolução do TSE elevava a bancada federal para 21 deputados e a estadual para 45 deputados. Com a promulgação do decreto tudo volta como dantes: 17 deputados federais e 41 estaduais.
Embora o cálculo do TSE esteja correto, desde a publicação da...
resolução opinei que ela era inconstitucional, por se estribar em uma lei complementar inconstitucional (LC n° 78): a inteligência do Art. 45, § 1º, da Constituição Federal é luminar ao entregar exclusiva e indelegável competência ao Congresso Nacional para modificar a distribuição de vagas do Poder Legislativo.
Protocolaram-se ações no STF arguindo a inconstitucionalidade do decreto legislativo, alegando que este invadiu prerrogativa do TSE.
Não creio que a reclamação prospere, pois nesse caso é o contrário: foi o TSE quem invadiu prerrogativa do Congresso Nacional. Fonte, Dep. Parsifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...