quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Saiba porque a ' casa da mãe Joana'.

Os brasileiros estão acostumados a ouvirem a expressão “nossa, esse lugar parece a casa da mãe Joana”. Mas quem será essa tal mãe Joana, e por que a frase se tornou tão popular no Brasil?
A expressão casa da mãe Joana é utilizada para demonstrar que um lugar está bagunçado, confuso ou desorganizado. Essa frase surgiu no século XIV, como referência às aventuras vividas pela Rainha Joana I, de ...
Nápoles.
A rainha Joana era envolvida com a cultura, com poetas e intelectuais. Ela era muito bonita e inteligente e acabou se casando com seu primo Andrew.
Pouco tempo depois do casamento, Andrew foi assassinado num crime que teve a participação de Joana. Como vingança, o irmão de Andrew ordenou a invasão de Nápoles em 1348.
Joana, então, se tornou uma fugitiva. Ela acabou se dirigindo para a França e se instalou num palácio.
Em sua vida de fuga, Joana se tornou autoritária. Ela passou a regulamentar os bordéis de Avignon, que ficaram conhecidos como ”Paço da Mãe Joana”.
Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho, Carlos de Anjou. A história chegou ao Brasil e acabou adaptada para “Casa da mãe Joana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...