quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Saiba um pouco da história:Chamada a cobrar. Para aceitar, continue na linha após a identificação…

Em 1982, a filha do engenheiro Adenor Araújo, 11 anos, esqueceu do dinheiro do ônibus de volta do colégio e sequer tinha uma ficha telefônica, única maneira de usar os orelhões. A mãe, apreensiva pela demora, foi à escola, onde serenou ao ver a filha.
Adenor, funcionário da Telesc, a companhia telefônica de Santa Catarina, não dormiu aquela noite: tinha como haver um jeito de fazer uma ligação sem precisar de uma ficha ou passar pela telefonista, que podia inverter a tarifação.
> Dois meses de noites claras
Depois de dois meses, Adenor, que começou a desenhar o circuito na noite daquele dia, estava com um protótipo em cima da mesa.
A inteligência do engenho era simples: dois reprodutores de fitas cassete, acionados por...
dois polos do circuito que desenhara e construíra.
Quem recebia a ligação ouvia a mensagem que Adenor pediu para um locutor gravar: "Você está recebendo uma ligação a cobrar. Continue na linha...". Quem ligava, ouvia: "Você está fazendo uma ligação a cobrar...".
Os dois polos eram sincronizados por bips que disparavam as mensagens e não derrubavam a ligação quando, ao fim da mensagem, quem deveria aceitá-la não desligava depois da identificação, invertendo a tarifação para o polo que recebia a chamada.
E para o circuito reconhecer que era uma ligação a cobrar e disparar os acionamentos programados? Simples, de novo. Bastava começar a ligação com o número 9.
> Simples uma pílula!
Eu falei simples duas vezes? Sou um boçal. Simples uma pílula! Simples é respirar, que já está gravado no DNA: o Adenor é um gênio, pois ninguém antes dele pensou na inversão automática da tarifa e muito menos queimou pestanas, e os dedos com solda, por dois meses, para pintar o seu sete.
> E aí…
E aí ele fez uma carta para a Telesc, pedindo que lhe fosse testada a arte. No primeiro teste o diretor ligou, a cobrar, para o então ministro das Telecomunicações, Haroldo de Mattos, que estava no Rio de Janeiro: foi a primeira ligação a cobrar do Brasil.
No mesmo ano, 1982, o invento começou a ser implantado no Brasil, o que fez todo o sistema economizar uma fortuna com telefonistas 24 horas. É claro que hoje em dia, quando se ouve aquela musiquinha da chamada a cobrar, alguém deve amaldiçoar o Adenor, mas quem origina a chamada deveria orar por ele sempre.
> A patente e a batalha jurídica
Em 1984, Adenor recebeu a patente e começou uma batalha jurídica com a Telebrás, que entrou na Justiça para anular a patente, alegando que já existia a ligação a cobrar e Adenor “apenas” automatizou o processo.
Aposentado, aos 72 anos, Adenor jamais desistiu da labuta jurídica e, neste 1º de outubro, 31 anos depois, ele recebeu uma ligação, que não era a cobrar: o seu advogado, que acompanhava o julgamento da causa no Superior Tribunal de Justiça, comunicou-lhe que a Corte o reconheceu como o único inventor do sistema automático da chamada a cobrar no Brasil, e proprietário legítimo da patente.

Mas esta é a parte do reconhecimento intelectual, o que é uma glória, pois ter ideias roubadas, ou não reconhecidas, é um sofrimento moral sem medidas. Adenor agora começa a batalha pecuniária, pois como a Telebrás foi extinta, ele deverá acionar as suas sucessoras para receber os royalties devidos, pretéritos e futuros, pelo uso da sua genial invenção. Fonte, Blog do Parsifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...