sábado, 16 de novembro de 2013

Mensalão: apenados, penas e regimes



Na esteira do mensalão, o STF emitiu ontem (15) 12 mandados de prisão, e 11 condenados já se apresentaram às superintendências da Polícia Federal nos respectivos estados, de onde seguirão para Brasília, a sede do juízo condenatório.
Apresentaram-se para início da execução penal: José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil; José Genoino, ex-presidente do PT; Marcos Valério, operador do mensalão; Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério; Ramon Hollerbach, ex-sócio de Valério; Romeu Queiroz, ex-deputado federal pelo PTB-MG; Simone Vasconcelos, ex-diretora da agência publicitária SMPB; Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL; Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural; José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural; e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.
 > Entendendo os regimes de cumprimento das penas
Regime fechado: aplicado para condenados a mais de 8 anos de prisão e é cumprido em estabelecimento de...
segurança máxima ou média.
Regime semiaberto: aplicado aos condenados a penas entre 4 e 8 anos. É executado em colônia agrícola ou similar. O condenado trabalha na colônia e pode, caso seja autorizado pelo juiz da execução penal, trabalhar fora dela, mas é obrigado a retornar, todos os dias, após o expediente do trabalho.
Regime aberto: o condenado, independentemente de ter trabalho fixo ou não, passa o dia fora da prisão, mas ainda está obrigado a se recolher à noite.
O regime aberto, como início de execução penal, não mais existe, pois as penas restritivas da liberdade inferiores a 4 anos, desde a Lei 9.714/98, podem ser substituídas por penas restritivas de direitos ou prestação de serviços. Mas o regime aberto continua sendo o mais perto degrau da liberdade no caso de progressão de penas iniciadas em regimes mais graves.
> Um condenado ainda sem apresentação
Henrique Pizzolatto, ex-direitor de marketing do Banco do Brasil, anunciou que se entregará por todo o dia de hoje (16), o que completará o cumprimento dos mandados. Segundo a PF, os 12 condenados serão conduzidos à Brasília amanhã (17).
> Contagem de tempo no cárcere
Independentemente do regime no qual iniciarão o cumprimento da pena, para efeitos de contagem para progressão de regime, liberdade condicional e extinção de punibilidade, o tempo será computado como regime fechado. Isso beneficia alguns apenados.
José Dirceu, que começa a penar em regime semiaberto, mas que poderá regredir para o fechado caso o STF mantenha a condenação por formação de quadrilha, contará como fechado o tempo que passou em aberto até a regressão do regime. Se o STF destituir a condenação por formação de quadrilha, Dirceu continua no semiaberto, contando tempo para o aberto (cumprir 1/6 da pena) e para a liberdade condicional à qual todo apenado tem direito de requerer ao cumprir 1/3 da pena.
> Execução penal não pode exceder 30 anos
O sistema penal brasileiro limita o cumprimento de qualquer pena a 30 anos, ou seja, mesmo que o réu tenha sido condenado a 40 anos, caso de Marcos Valério, a execução penal não ultrapassará 30 anos e esse é o tempo que servirá para contagem da progressão de regime e livramento condicional.

> Tempo para progressão
O direito do apenado à progressão de regime se dá sempre que cumpre 1/6 do regime no qual se encontra. O direito ao livramento condicional ocorre no momento em que o apenado cumpriu 1/3 mais um dia da pena ao qual foi condenado, sempre observado o limite de 30 anos.
> Ações que abatem dias da pena
O apenado que estuda reduz um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar. O apenado que trabalha reduz um dia de pena a cada três dias de trabalho.
> Sistema carcerário caótico
O Brasil, com a 4ª população carcerária do mundo, possui 550 mil detentos para 310 mil vagas, o que superlota as prisões e deteriora o sistema em mero depósito de presos, negando ao condenado a substância da pena que é a recuperação pela purgação.
Segundo o Centro Internacional para Estudos Prisionais (ICPS, na sigla em inglês) cerca de 20% dos detentos brasileiros já fazem jus à progressão de regime ou livramento condicional, mas, exceto aqueles que têm recursos para pleitear os diretos, o sistema os esquece no cárcere.
Para ver todos os condenados, respectivas penas e regimes de cumprimento, Clique aqui. Fonte, Blog do Parsifal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...