segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Produção de agricultoras familiares poderá ter prioridade na aquisição da merenda escolar


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) poderá priorizar a compra de produtos cultivados por grupos formais e informais de mulheres vinculadas à agricultura familiar. Essa proposta já foi aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e agora aguarda votação, em decisão terminativa, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A prioridade para a aquisição da produção das agricultoras familiares é prevista em projeto de lei (PLS 680/2011) da senadora Ana Rita (PT-ES). A norma em vigor já reserva, no mínimo, 30% dos recursos do PNAE para aquisição de produtos de integrantes de assentamentos da reforma agrária e de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.
O PLS 680/2011 também determina que 50% do valor da compra de alimentos produzidos pela família rural individual devem ser efetuados em nome da mulher. Para isso, insere modificação na Lei 11.497/2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar.
No relatório favorável ao projeto, a senadora Ângela Portela (PT-RR) considerou que a medida está em sintonia com as mudanças nos arranjos familiares brasileiros, onde cada vez mais mulheres têm assumido o sustento de seus lares.
"De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizado em 2010, já passa de 22 milhões o número de famílias chefiadas por mulheres", comentou Ângela Portela.
A relatora lembrou ainda que outras políticas sociais federais, como os Programas Bolsa-Escola, de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), e de Saúde da Família (PSF), também priorizam a ação feminina na perspectiva de garantir maior sucesso em seus objetivos.
Se aprovada pela CDH e não houver recursos para votação pelo Plenário do Senado, a matéria seguirá direto para a Câmara dos Deputados.(Portal de Notícias do Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...