segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

SAIBA QUE HÁ MAIS DE 600 ANOS UM PAPA NÃO RENUNCIAVA

 A renúncia de Bento 16, anunciada nesta segunda-feira (11), em Roma, por ele próprio, é um gesto raro na Igreja Católica. O último papa a renunciar foi Gregório XII em 1409.
O exemplo mais conhecido de renúncia de um Papa é a de Celestino V em 1294. Em junho e julho de 2002 correram boatos de que João Paulo II poderia abdicar devido à sua saúde frágil, no entanto ele refutou as especulações e faleceu como papa em 2005.
A renúncia do papa é possibilitada no cânon 332 §2 do Código de Direito Canônico e no cânon 44 §2 do Código de Direito Canônico das Igrejas Orientais. As únicas condições para a validade da renúncia são de que sejam realizadas livremente e manifestadas adequadamente.                                                                         
O direito canônico não especifica qualquer indivíduo ou entidade a quem o Papa deve manifestar a sua abdicação, deixando, talvez, em aberto a possibilidade de fazê-lo à Igreja ou ao mundo em geral. Mas alguns analistas sustentam que o colégio de cardeais, ou pelo menos seu Decano, deve ser informado, já que os cardeais devem estar absolutamente convencidos de que o Papa renunciou para que possam proceder validamente para eleger seu sucessor.
São Pedro, primeiro Papa católico, ao ser morto em Roma
no primeiro século da era cristã
Após o dia 28 de fevereiro de 2013, quando a Cadeira de São Pedro ficará vaga pela saída de Bento 16, começará o processo de eleição do novo Pontífice, que será escolhido entre os membros do Colégio dos Cardeais, entre eles alguns brasileiros.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...