sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Recurso de Jader Barbalho será julgado na quarta (27)

No final da tarde de ontem, o presidente Cezar Peluso confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o recurso extraordinário impetrado pelo senador eleito Jader Barbalho (PMDB) será julgado na próxima sessão, marcada para quarta-feira, dia 27.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do caso no Superior Tribunal Federal (STF), concluiu ontem seu voto e liberou o processo para ser incluído na pauta de votações do Supremo.
O recurso será julgado a partir das 14h, mesmo considerando que o número de ministros permanece o mesmo - dez, o que acabou provocando empate na última votação de recurso com o mesmo objeto e um impasse sobre a decisão a ser tomada.

O recurso impetrado por Jader Barbalho é contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou seu registro de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. O primeiro julgamento sobre a aplicação da nova lei realizado pelo STF, impetrado na época pelo então candidato ao Governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, foi suspenso após empate de cinco votos a favor e cinco contrários à sua aplicação nas eleições deste ano.

Atualmente, o STF conta com dez membros, uma vez que o posto do ministro Eros Grau, aposentado neste ano, não foi preenchido. Como na época do primeiro julgamento não houve acordo sobre como quebrar o impasse do empate, os ministros decidiram suspender a proclamação do resultado do julgamento.

Os ministros Carlos Ayres Britto (relator), Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ellen Gracie votaram a favor da aplicação imediata da lei. Já os ministros José Antonio Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente do STF, Cezar Peluso, se posicionaram contrários, afirmando que a lei só valeria para as próximas eleições, em 2012. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...