terça-feira, 2 de abril de 2013

Pará será declarado livre da febre aftosa em maio


O Pará vai ser declarado um estado livre da febre aftosa a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê que no próximo mês, além do Pará, sete estados da região Nordeste concluam a erradicação da febre. Essas áreas serão reconhecidas nacionalmente como livres da doença e a expectativa é de que haja também o reconhecimento desse status pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 2014.

O Mapa pretende enviar um relatório à OIE até julho deste ano, mas solicitou às autoridades estaduais que seja finalizada a implementação das medidas estruturais e técnicas indicadas para fortalecimento dos serviços veterinários oficiais da região, que dependem dos governos estaduais.
De acordo com o Mapa, ao longo dos dois últimos anos foram feitos nestes estados um trabalho de estruturação que teve investimentos de R$ 34,8 milhões. A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério, juntamente com os serviços veterinários oficiais dos estados do Pará, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte intensificaram as ações de estruturação e vigilância a partir de 2008. A Bahia e Sergipe são os únicos estados nordestinos reconhecidos como zonas livres da aftosa, até o momento.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques, uma das exigências para obter o certificado da OIE é que os estados brasileiros passem por uma metodologia de amostragem. “É feita inspeção clinica e colheita sorológica em uma grande parte dos animais dessa região para avaliar a ausência da circulação viral”, disse. Desde o segundo semestre de 2012, foram monitoradas mais de 1,7 mil propriedades rurais e mais de 71 mil animais investigados por amostra, aleatoriamente, levando em consideração critérios científicos reconhecidos internacionalmente. O estudo está previsto para encerrar no início do mês de maio.
No Brasil, 89% do rebanho de bovinos e bubalinos, ou 185 milhões de cabeças, está em zona livre de febre aftosa, que representa 60% do território nacional. Com a possibilidade de inclusão de mais 22 milhões de animais nos oito estados em análise, o percentual passaria a ser de 99%. Após esse processo, faltarão os estados do Amapá e Roraima e parte do estado do Amazonas serem reconhecidos como livre de febre aftosa.
Em 1992, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). A primeira zona livre foi conquistada em 1998. A execução do programa é compartilhada entre os diferentes níveis de hierarquia do serviço veterinário oficial e tem a participação do setor privado.
Fonte: Diário do Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...