domingo, 24 de abril de 2011

Em Trairão, a agricultura familiar está indo no rumo certo

A maioria dos produtores rurais brasileiros habita e desenvolve atividades econômicas em pequenas e médias propriedades em toda extensão do território, a mão-de-obra é realizada pelos componentes da família. Essas propriedades, quase sempre, são desprovidas de recursos tecnológicos (máquinas agrícolas, ordenha mecânica e insumos agrícolas) e desse modo, apresentam níveis baixos de produtividade, apesar disso, cerca de 70% de todo alimento que abastece o mercado interno brasileiro é derivado dessas propriedades rurais.

Diante do fato muitos pequenos agricultores depedem do apoio das prefeituras municipais, para que tenham uma boa produtividade,  em Trairão,  o pequeno agricultor tem o total apoio do poder executivo,  qualquer pessoa que chega ao município, percebe de cara que a agricultura é um dos eixos fortes de investimentos do atual gestor muinicipal, pois desde caminhões para transportar as produções do colono de sua roça para outros municípios e sem custo algum,metade da vacina paga pela prefeitura para quem tem abaixo de 50 cabeças de gado, médico veterinário a disposição do agricutor na hora em que este precisar, inclusão dos produtores rurais  nos programas da merenda escolar( muitos já vendem parte de suas produções para a merenda escolar, o que gera mais trabalho e renda para as famílias de agricultores), além do principal, que é estradas vicinais trafegáveis o ano todo para evacuação das produções e transporte escolar, entre outros benefícios que os colonos de Trairão têm hoje em dia.

Na quinta feira(21), visitei o sítio 3 irmãos, uma propriedade  produtiva a qual pertence ao meu amigo Moisés Mendes Coelho, onde o mesmo produz  Banana,Cacau,Arroz,Feijão Milho e frutas diversas. Moisés é também um dos pequenos agricultores que fornecem merenda às escolas mo município, segundo ele, o programa traz uma renda a mais para sua família,"o Danilo não mede esforços para nos ajudar, sempre que precisei, ele me deu total apoio" ressaltou Moisés quando conversávamos. Na ocasião resovi fazer alguns regsitros de suas produções e mostrar a vocês o que de melhor tem em nossa agricultura familiar, a qual tem um papel crucial na economia de nosso município.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...