quarta-feira, 20 de abril de 2011

Emancipação:Pará poderá ter 46 novas cidades

Notícia boa para os moradores de distritos que lutam por emancipação no Pará: lideranças do movimento pela criação de novos municípios no Estado estão empolgadas com a receptividade do governo estadual à ideia. Afirmam ter conseguido o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), e do chefe da Casa Civil do governo, Zenaldo Coutinho.


Se as expectativas se concretizarem, serão criados mais 46 municípios no Pará, que passará a ter 190 municípios, com boas possibilidades de a população eleger os novos prefeitos e vereadores já na eleição de 2012. Das 46 novas cidades que o movimento pretende criar, 21 estão localizadas no sul e sudeste do Estado.


De acordo com João Cardoso, presidente da Comissão de Emancipação dos Distritos do Sul e Sudeste do Pará, caso um plebiscito aconteça este ano, os novos municípios poderão escolher seus prefeitos e vereadores já nas eleições de 2012.


Por outro lado, Mariozan Quintão, liderança comunitária da Vila Santa Fé, em Marabá, uma das que pleiteiam a mudança para município, lembra que esta é uma luta que já dura 15 anos. Segundo ele, somente de Brejo do Meio até a localidade conhecida como “Macaco Careca”, que abrange quatro distritos que lutam pela emancipação, é necessário recuperar 1.500 quilômetros de estrada.

 
Vale lembrar que, no Pará, quem decide sobre a criação de novos municípios, é exatamente a Assembleia Legislativa do Estado, daí a confiança dos movimentos emancipacionistas. (Diário do Pará)

Um comentário:

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...