quarta-feira, 13 de abril de 2011

Produtor rural adapta tecnologia e constrói a "Bomba salvador"

 A tecnologia adaptada denominada "Bomba Salvador" é uma engenhoca construida pelo Produtor rural Sr. Salvador do município de São Domingos do Capim - PA.
Como tudo começou...
Essa experiência começa com Sr. Salvador, produtor assistido pela EMATER-PARÁ no município de São Domingos do Capim, financiado através do PRONAF AF para olericultura e que se viu diante de uma "situação problema", o produtor tinha difuldades para irrigar sua produção de hortaliças que era de duas tarefas (0,6.6 ha). o produtor relata que "... para eu dá conta do trabalho, eu levava o dia todo e as vezes não conseguia aguá tudo!".
Em busca da solução para essa situação, Sr. Salvador começou a buscar informações, foi quando em visita ao Festival da mandioca de 2009, na exposição da EMATER-PARÁ, conheceu a bomba rosário, lá perguntou aos técnicos sobre o funcionamento da bomba, sobre a confeção e perguntou ainda sobre custos.
A inquietação do produtor era grande, os conhecimentos sobre a bomba rosário o despertaram para a possibilidade dele construir algo parecido em sua propriedade. Sr. Salvador pôs em pratica o primeiro experimento, construiu partindo da idéia da bomba rosário, no entanto esse experimento levava 2 horas para encher sua caixa d'água de 1.000 litros... a inquietação persistia foi quando ele adaptou os elementos da bomba rosário combinados ao igarapé que passa no fundo de sua propriedade, nesse momento ele chegou a engenhoca que foi denominado pelo próprio construtor de "Bomba Salvador". Trata-de da combinação dos elementos da Bomba Rosário com a força da correnteza do Igarapé.
Maiores Informações sobre a Tecnologia Adaptada com a Equipe Técnica da EMATER-PARÁ em São Domingos do Capim e com o Sr. Salvador, na Comunidade KM11 da PA 127 em São Domingos do Capim-PA.

 
Para Saber Sobre Bomba Rosario:
Texto Gustavo Laredo
Ilustrações Francisco da Costa
FONTE: Site da Revista Globo Rural
Esta estrutura deve ser montada sobre uma cisterna ou outro tipo de reservatório.
*Vide esquema no final da página
PASSO A PASSO
1 - Pegue três caibros e finque-os no solo ao redor do reservatório, deixando-os inclinados para formar uma pirâmide. Fixe no meio deles, na posição vertical, o pedaço de madeira de cinco metros que servirá de base ao equipamento. Com um prego e um parafuso, coloque uma roldana na extremidade inferior desta ripa, que deverá estar sempre imersa na fonte de água para que a bomba funcione.

2 - A meio metro acima desta roldana e a dez centímetros de distância da madeira, coloque uma das rodas pequenas. Para isso, faça pedaços em forma de "L" com o caibro que restou e pregue-os, de um lado à base da madeira e de outro ao centro da roda. Para colocar a outra roda pequena repita a operação, colocando a uma distância de um metro da primeira.


3 - Retire a roda da frente da bicicleta. Com auxílio de parafusos, fixe o garfo do veículo à estaca de madeira de dois metros, que deve ser fincada ao solo para dar sustentação e estabilidade.


4 - Pregue no eixo traseiro da bicicleta um pedaço de caibro e fixe-o à madeira de cinco metros. O pneu ficará encaixado entre as rodas pequenas, a uma distância de dez centímetros de cada uma e também da base da madeira.


5 - Na extremidade superior da madeira de cinco metros, prenda verticalmente com parafusos e uma haste de metal a roda que foi retirada da bicicleta, deixando-a girar livremente. A 50 centímetros abaixo de seu eixo, fixe horizontalmente na madeira outra haste metálica com uma roldana presa em cada lado.

 
6 - Prenda o pedaço de cano de 40 milímetros de espessura e três metros de comprimento à madeira utilizando arame. Deixe-o sempre imerso na água. Coloque o tubo entre uma das roldanas fixadas na parte de cima e a roda pequena superior.


7 - Fixe o cano de 4,5 metros entre a outra roldana superior e a que está fixada na parte inferior da madeira de cinco metros. Deixe este tubo a uma distância máxima de 20 centímetros da base. Coloque na extremidade superior deste cano o T, encaixando na saída vertical desta peça 1/2 metro de cano de 75 milímetros. No lado horizontal do T, fixe a curva de 75 milímetros, que ficará presa ao tubo de PVC de 150 milímetros por meio da redução excêntrica. Vede o final deste cano com massa epóxi para evitar que a água vaze. Faça um orifício de 1/2 polegada a dez centímetros da base deste cano vedado. Fixe uma torneira neste buraco com a ajuda de uma chula de 1/2 polegada. Prenda à torneira uma mangueira de 1/2 polegada para transportar a água até o local desejado.


Como fazer o rosário
Faça 60 círculos de 2,5 centímetros de diâmetro cada utilizando as chinelas velhas ou outro material de borracha. Fure o centro de todas elas e passe a corda de seda, dando um nó entre cada rodinha e deixando um espaço de 30 centímetros entre elas.


Para encaixar o rosário à bomba, passe uma ponta da corda de seda por baixo da roldana inferior e pela parte de dentro da roda pequena inferior. Em seguida, passe-a pelo lado de fora da roda grande e depois por dentro da roda pequena superior, como se fosse um ziguezague. Feito isso, o rosário passa por dentro do cano de 40 milímetros de três metros e também no interior da roldana que está na ponta do tubo até percorrer o exterior do pneu superior. A corda segue o caminho, passando por dentro da segunda roldana horizontal e do cano de 75 milímetros até descer pelo tubo de 40 milímetros de 4,5 metros e encontrar sua outra ponta. Amarre bem para deixar o rosário esticado.Fonte:Agricultura Familiar e extensão rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...