terça-feira, 30 de agosto de 2011

Agricultores trairenses valorizam trocas de experiencias e conhecem detalhes sobre lavoura de banana

Na ultima semana a secretaria municipal de agricultura de Trairão em parceira com o SENAR e SEBRAE, proveram a visita de um grupo de agricultores familiar de Trairão, a um dos bananais que investe em tecnologia no estado, localizado no distrito de Cachoeira da Serra município de Altamira, o referido distrito que fica distante apenas 40 KM da divisa do Pará com o Mato Grosso .

O objetivo é apresentar o método de produção e colheita aos pequenos agricultores, valorizar a troca de experiências entre os mesmos, além de tratar de questões de crédito e comercialização. O método empregado pelos agricultores de Cachoeira da Serra, é insento de pragas quarentenárias, como o moko,sigatoka negra e mosca negra dos citros.
A secretaria pretende com a visita, melhorar a qualidade da produção de bananas do município, incentivar e firmar canais de comercialização entre produtores e comerciantes, além de firmar parceiras com entidades financeiras, afim de facilitar o acesso ao crédito, visando o crescimento do agricultor familiar, informou o secretário de agricultura de Trairão Ilson de Almeida.

Fizeram parte da comitiva Trairense, agricultores de nosso município, juntamente com equipe técnica do SENAR e SEBRAE, além do técnico agrícola Charles Marcelino que esteve conhecendo e participando da viagem àquele distrito, afim de aumentar o conhecimento para transferir aos nossos produtores.
A banana é a 4ª cultura mais importante do planeta, só perde em escala para o arroz, o milho e o trigo. É uma das frutas mais consumidas in natura no mundo, sendo cultivada na maioria dos países tropicais.

É provado cientificamente que o consumo da banana apresenta vários benefícios à saúde humana, e o processamento da polpa por meio da trituração e do cozimento usando tecnologia específica proporcionam o aproveitamento integral da fruta. A busca pela redução do desperdício proporcionado pela comercialização da fruta fresca é outro fator que favorece a viabilização de iniciativas de negócio que explorem o processo de industrialização da banana. Através da polpa é possível a geração de muitas oportunidades de aproveitamento na indústria de, como por exemplo:indústria de panificação,indústria frigorífica, de sucos, confeitaria em geral, restaurantes comerciais, hotéis, merenda escolar, entre outros.
A tualmente, apenas um quinto da produção nacional de bananas é destinado á industrialização,configurando-se desta forma como uma excelente oportunidade de negócio a ser explorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...