segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Municípios da Transamazônica instalam Comitês Municipais Pró Estado do Tapajós

Semana passada ocorreu nos municípios de Medicilândia,Brasil Novo, Altamira,Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, a instalação dos Comitês Pró Criação do Estado do Tapajós(Compet). Participaram dos eventos, os prefeitos Danilo Miranda (Trairão) e Aparecido silva(Rurópolis),uma comitiva do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós(ICPET) composta por Francisco Lopes, o Chicão, vereador de Santarém Gerlande Castro, vereador de Jacareacanga Carlos Amazonas, secretária regional do ICPET Luna Brito e Natasha Santana assessoria de imprensa. Estiveram também presente, gestores municipais dos municípios onde foram instalados os Compet, lideranças políticas, vice-prefeitos, vereadores,representantes de associações, de entidades religiosas,lideranças empresariais e representantes da classe estudantil, além da população em geral; no ensejo, todos participaram atenta e ativamente das palestras ministradas.



Em Altamira, juntaram-se à comitiva,os deputados federais que vão presidir as duas frentes parlamentares no plebiscito; pelo Tapajós, Lira Maia(DEM) e pelo Carajás, Giovane Queiroz(PDT), os quais esclareceram à população presente, a importância da criação destas novas unidades federativas e que hoje é o maior projeto de desenvolvimento que temos no Pará.


Em todas as cidades visitadas, a população ouviu atentamente às explicações proporcionadas pelos prefeitos, vereadores e colaboradores do ICPET, em algumas, os munícipes participaram ativamente com distintas perguntas, demonstrando uma boa interação entre os organizadores e participantes. Alguns moradores, manifestaram total apoio à campanha do SIM 77, contando emocionantes depoimentos e citando as dificuldades sofridas para se tratar de um problema de saúde por falta de apoio através do estado.


Não lembro em qual município, mas me vem à memória um trecho citado pelo prefeito Danilo Miranda em que ele diz, “precisamos de novas escolas, hospitais, de estradas para que possamos evacuar as produções de nossos agricultores, enfim, precisamos de inclusão social e isso só Será possível com a criação das novas unidades federativas”.


Aparecido citou que o melhor exemplo para a criação dos novos estados são os distritos que se desmembraram de seus respectivos municípios, os quais ganharam uma mudança repentina na qualidade de vida de seus munícipes,“perguntem se algum morador dessas cidades querem que seu município voltem a ser distritos novamente, sabemos que nenhum deles vão querer", ressaltou o prefeito.


A caravana realizará a próxima fase de instalação de Compets em Rurópolis, Trairão,Novo Progresso, Itaituba,Aveiro e Jacareacanga, fechando assim os 27 municípios que vão compor o estado do Tapajós. A comitiva estará em Trairão na próxima sexta-feira(02) para participar da instalação da Compets, cujo evento será realizado nas dependências do salão paroquial da igreja Matriz  de nossa cidade, e a população aguarda ansiosa para ouvir as explicações alusivas à criação das novas unidades federativas e a mesma já demonstra total apoio ao futuro estado do Tapajós. Vale ressaltar que o objetivo principal das palestras nas instalações do comitês, é consolidar a campanha do SIM Tapajós/Carajás 77, para o plebiscito que acontecerá no dia 11 de dezembro de 2011.
Houve uma contagiante festa popular no centro de convenções de Altamira, local onde foi realizada a instalação do Compet. 

Em Brasil Novo, a população participou e ouviu atentamente às palestras ministradas no auditório da prefetura municipal, os munícipes demonstraram entusiasmo e interesse em votar SIM 77.

(1ª):Prefeitos Aparecido e Danilo juntos com Luna do ICPET e chefe de gabinete de Medicilândia Agenor.(2ª) Vereador Roosevelt de Altamira participando ativamente na instalação do Compet em Vitória do Xingú.(3ª) Dep. Fed. Giovanni Queiroz ezplando sobre a criação dos novos estados em Altamira. (4ª) Luna secretária regional do ICPET e Roberto Machado coordenador da Comdec Trairão apaludindo os discursos dos colaboradores do Instituto em Altamira.

(1ª)Prefeitos Danilo(Trairão),Alexandro(Brasil Novo) e Aparecido(Rurópolis). (2ª) Luzia Simpriciano presidente da Câmara Legislativa de Vitória do Xingu apresentando Aparecido e Danilo os prefeitos que  estiveram em todas as audiencias em prol da criação dos  novos estados.(3ª) signatário do Portal Trairense e Nicias Ribeiro secretário de estado de energia, o qual diz ser  a favor da criação dos estados Tapajós e Carajás.(4ª) redator do Portal e o dep. fed. Lira Maia um  baluarte importante na luta pela criação do Tapajós.

Vitória do Xingú,município em que o público participou ativamente com várias perguntas e declaração de apoio à criação dos novos estados, inclusive com relatos de abandono e dificuldades para conseguir tratamento de saúde por estar morando em um município do oeste paraense e longe da capital do estado.

 No auditório da prefeitura de Brasil Novo

Em Medicilândia

Auditório da prefeituta de Brasil Novo, na primeira fila o vice prefeito de Brasil Novo Antonio Aurino Martins, prefeitos  Danilo Miranda e Aparecido Silva e Vereador Mnadioca, todos do PMDB.

Mesa solene em Brasil Novo composta por autoridades municipais, religiosas e representantes de comunidades, além dos prefeitos de Trairão e Rurópolis juntamente com colaboradores do ICPET,no lançamento do Compet no município.


Em Vitória do Xingú prefeitos, colaboradores do ICPET e população em uma demonstração de união entre a população e lideranças políticas em prol da criação dos novos estados, o povo clama por desenvolvimento.


Nicias Ribeiro secretario de energia do estado conversando descontraidamente com os prefeitos  Danilo e Aparecido durante almoço em Altamira, no ensejo, foram tratados dentre outros assuntos, o da criação das novas unidades federativas Tapajós e Carajás,Nicias se demonstrou a favor dos novos estados, mas disse que para a campanha ter êxito, é preciso que se faça muito trabalho na região de Belém.

 Danilo manteve contatos políticos com lideranças da capital dentre elas o secretário de agricultura do estado Ildegardo Nunes, dep. fed. Vandenkolk e dep. nas imagens acima, os prefeitos Ivo Miller de Medicilândia, Danilo de Trairão, Aparecido de Rurópolis e Ildegardo secretário  de agricultura do estado,

3 comentários:

  1. O QUE VAI OCORRER É UMA EMANCIPAÇÃO E NÃO UMA SEPARAÇÃO.. ESTADO DO TAPAJÓS JÁ.

    Comentário: Paulo Betim

    O ser humano é muito egoísta, Pará, Tapajós e Carajás nunca vão se separar por questões geográficas.
    O que essa população que vive em situação de pobreza só deseja é se emancipar e construir um bem estar melhor, mais conforto, melhorias, infra estrutura, enfim um padrão de vida melhor.
    Todos irão crescer, o futuro Pará terá um PIB maior que os outros dois juntos.
    Não dá para ter uma região metropolitana de Belém desenvolvida e uma imensidão de território vivendo na miséria.
    Isso é egoísmo e ganância em detrimento do seu vizinho.
    Viva o futuro Estado do Pará, Tapajós e Carajás em prol de um Brasil melhor. Todos tem o direito de melhores condições de vida e a emancipação vai beneficiar a todos.
    Foi melhor para Goias e Mato Grosso e será melhor para desenvolver o Pará.
    Eu, friamente quero um país melhor e o melhor para essa região, é a emancipação dessa região esquecida.
    Por isso digo SIM. AO ESTADO DO TAPAJÓS E CARAJÁS QUE DEVEM SE EMANCIPAR, para acabar com o desmando e abandono dessa região.
    SERÁ O MAIOR PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA.
    O povo já está cansado de sofrer, falta tudo nessa região, professores, médicos, falta a presença do poder público.

    Voto “SIM” AO DESENVOLVIMENTO

    ResponderExcluir
  2. A LUTA DO ESTADO DO TAPAJÓS É LEGÍTIMA.
    SIM A EMANCIPAÇÃO,

    COMENTÁRIO: Cleiton Oliveira.

    Me preocupa, também, o rumo do debate.
    Sou do Pará que remanescerá menor e melhor.
    Nasci e moro por estas bandas.
    Sou plenamente favorável ao redesenho geográfico.
    Não tenho dúvidas que os três novos Estados ganharão com isso.
    Se a população do Estado do Tapajós e Carajás tiver ampliada, ao menos, a possibilidade de participar, pressionar, vaiar, espernear,
    criticar seus representantes, mais de perto fisicamente, olho no olho,
    já me contento com a mudança.
    De Santarém, por exemplo, ao Palácio dos Despachos são longos 5 dias de barco.
    Do aeroporto do Carajás à Assembleia Legislativa vai mais de uma hora de avião. Esse meio de transporte pelo preço, aquele pela demora,
    afastam a população de baixa renda de qualquer participação nos rumos do Estado.
    Alguém perderá com a reorganização?
    Sim, os grandes estados, que terão repasses da União diminuídos.
    Eixo São Paulo-Rio.
    Não é atoa que a Folha e outros jornais de grande circulação estão antecipando campanha contra a divisão.
    Apontem qualquer liderança política ou empresarial dos estados do sudeste que seja favorável ao rearranjo!
    Nem mesmo sob uma arma na cabeça,
    Haverá, de imediato, ampliação montante de recursos públicos,
    na hipótese de divisão, por diminuição ( redistribuição no repasse da União para os estados) da cota dos demais estados ( sul, sudeste e nordeste).
    Isso é distribuição de renda!
    Isso é diminuição de diferenças (intra e inter)regionais!
    Não é isso, afinal, que todos queremos?
    Ou seja, os valores públicos per capita dos moradores dos três novos estados, unidos,
    aumentará no dia seguinte, comparativamente ao Pará, como é hoje.
    Não posso ser perverso, egoísta no meu voto.
    Sou humanista e não vou dizer: “Se eu não ganho, ninguém ganha!”

    Voto “SIM”.

    ResponderExcluir
  3. Democratas nacional apóiam emancipação do Estado do Tapajós



    O presidente nacional do partido dos Democratas, o senador José Agripino Maia (RN), garante ser a favor da criação do estado do Tapajós. Ele afirma ainda que o estado do Tapajós é uma porta de saída para o mundo. "E a criação desse estado vai viabilizar um estado imenso, que é o estado do Pará com grande dificuldade de governabilidade, dividindo ficará com melhores condições de operar as suas potencialidades", garante.

    Na última sexta-feira(26), no seminário estadual dos Democratas em Santarém, coordenado pelo deputado federal Lira Maia, o presidente nacional do partido esteve presente, além do senador líder do DEM no senado, Demostenes Torres (GO) e o deputado federalACM Neto (BA), que é líder do DEM na Câmara dos Deputados.

    Para José Agripino, o estado Pará é um estado imenso. É um estado que na verdade precisaria da divisão. "O nosso partido ao lado de Lira Maia que é um dos baluartes da criação do estado do Tapajós, já tomou através do senador Demostenes, que foi relatar da matéria no senado, já tomou uma posição favorável à divisão do estado em três partes, mas fundamentalmente da parte do Tapajós que é uma área agrícola de grande perspectiva no futuro", assegura.

    Para ACM Neto, a criação do estado do Tapajós irá permitir maior desenvolvimento da região. "Demos o maior apoio para aprovar o plebiscito na Câmara Federal t e o Democratas eve um papel importantíssimo. A população do Pará majoritariamente votando sim no plebiscito, depois nós vamos ter que aprovar a lei complementar e isso será feito sem nenhuma dificuldade", garante.

    ResponderExcluir

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...