sábado, 20 de agosto de 2011

CCJ aprova alteração do nome da UFOPA, que passará a se chamar UNIAM

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira a mudança de nome da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A instituição, com sede em Santarém, passará a se chamar Universidade Federal da Integração Amazônica (UNIAM).
O reitor Seixas Lourenço falando a uma turma
de alunos de pós-graduação

As mudanças estão previstas, respectivamente, nos projetos de lei 4344/08, do deputado Lira Mai(DEM-PA), e 6434/09, do deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP). Como as propostas foram aprovadas em caráter conclusivo, serão encaminhadas ao Senado, desde que não haja recurso para a votação em Plenário.
              O nome da primeira universidade federal do interior da Amazônia foi motivo de controvérsia desde que o ex-presidente Lula decidiu criá-la. De início, seria Universidade Federal do Tapajós, no entanto a ex-governadora do Pará, Ana Júlia, fez gestões junto ao MEC, alegando que esse nome poderia ser ligado à campanha pela criação do Estado do Tapajós. Por fim, ficou como Universidade Federal do Oeste do Pará, com a estranha sigla UFOPA.
               Desde aquele momento, o reitor José Seixas Lourenço gestionou para que a instituição tivesse um nome que a ligasse à Amazônia, com um projeto de integração. Daí o nome Universidade Federal de Integração Amazônica, com a sigla mais palatável de UNIAM. Pior do que o nome UFOPA, só mesmo a UFOBA, recém-criada pela presidenta Dilma na Bahia.
Estrutura Acadêmica
               De acordo com o Edital n.º 8, de 23 de agosto de 2010 (Diário Oficial da União), a estrutura acadêmica da UFOPA organiza-se em cinco institutos temáticos e um centro de formação interdisciplinar destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico.

               Organizados em programas, os institutos - Ciências da Educação, Ciências da Sociedade, Ciências e Tecnologia das Águas, Biodiversidade e Florestas, e Engenharia e Geociências - serão responsáveis pela oferta de 33 formações graduadas - 13 gerais e 20 específicas - assim como pelas formações pós-graduadas lato e stricto sensu.
               Outra inovação é o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), responsável pela oferta da Formação Interdisciplinar I, que será ministrada em três turnos, com 400 alunos cada, e contará com os módulos: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Origem e Evolução do Conhecimento; Lógica, Linguagem e Comunicação; Estudos Integrativos da Amazônia; e Seminários Integradores I e II.

              Ciclos - Os cursos de graduação serão distribuídos em diferentes ciclos de formação e a UFOPA adotará o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) discente como princípio geral de progresso para o preenchimento das vagas disponíveis nos níveis subsequentes ao semestre inicial.Fonte: Manuel Dutra, professor,blogueiro e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...