sábado, 6 de agosto de 2011

Saiba como renovar sua habilitação

          Os condutores de veículos que já fizeram o curso e a prova de direção defensiva e primeiros socorros, para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não precisam mais se submeter a esse procedimento para a renovação do documento. Segundo Glair Sousa, coordenadora do Sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), muitas pessoas acreditam que o curso e a prova são necessários a cada renovação.

          “Não sabemos quem repassou esse tipo de informação, mas não há necessidade de repetir o curso. Em caso de dúvida, o candidato pode ligar para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou consultar o site do órgão”, disse ela.
          Segundo a Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 2005, o curso e a prova são obrigatórios para quem tirou a primeira habilitação antes de 22 de janeiro de 1998 – data em que passou a vigorar o atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -, quando for renovar a habilitação.
          Desde que a Resolução entrou em vigor, mais de 70 mil candidatos foram aprovados pelo Detran. A prova tem 30 questões, sendo 15 de direção defensiva e 15 de primeiros socorros.
          Passo a passo- A primeira providência que o condutor deve tomar é verificar se sua primeira habilitação foi tirada antes ou depois de 22 de janeiro de 1998. Se for antes, há necessidade de se submeter a curso em um Centro de Formação de Condutor ou à prova de direção defensiva e primeiros socorros no Detran.
          Somente após concluir o curso – que tem 15 horas/aula - ou de ter sido aprovado no Detran, o candidato terá acesso ao boleto para pagamento das taxas do exame médico e da renovação.
          Quem tirou a primeira habilitação a partir de 22 de janeiro de 1998 precisa apenas acessar o site http://www.detran.pa.gov.br/, no link Boleto da Renovação, imprimir o documento e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária.
          Após pagar as taxas, o condutor deve ligar para o número 154, entre 8 e 20h, e marcar o exame. O Detran reitera que o motorista profissional precisa se submeter ao exame psicotécnico.
           Mais informações: http://www.detran.pa.gov.br/, no link Habilitação - como fazer a renovação da CNH, ou pelo call center 154 (Região Metropolitana) ou nas agências do Detran no interior. (Ascom/Detran)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...