quinta-feira, 29 de novembro de 2012

6º FESTIVAL DA BANANA MOVIMENTA O MUNICÍPIO DE TRAIRÃO EM DEZEMBRO

O Festival da Banana será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, nas dependências da Escola Instituto de Educação, situada no Bairro Bela Vista, em Trairão. Estão previstos na festividade; atrações culturais, shows (inclusive gospel); bingo de uma moto zero KM, Honda modelo Bros e um not book e muita gente bonita durante as três noites do evento que já entrou para o rol dos melhores do Pará.
Cabe destacar que o fruto que originou o nome do festival é uma das principais fontes da economia que sustenta a agricultura familiar Trairense, ela é rica em carboidratos, vitaminas A e C, fibras e sais minerais, além de espantar o mau humor.
Durante o evento, os expositores capricham no quesito variedades. É possível encontrar a fruta em pasta, bala, bombom e, até cachaça e licor de banana, além de diversos doces que utilizam a baga na receita. 
Uma das novidades para este ano ficará por conta da exposição do mais novo produto da região, lançado recentemente na Expo agroindustrial de Itaituba. Trata-se da “Bananita da Amazonia”, um tipo de banana frita que tem o mesmo aspecto de salgadinhos fritos no qual vem em sabores diferentes, sendo salgado ou com açúcar e canela.  A marca é produzida pelo casal, Elias e Maria Ferreira, a Morenita, ambos são produtores rurais e também, os maiores exportadores de banana do Município de Trairão. Além disso é possível encontrar opções dos doces de banana com 0% de açúcar. 

Além das comidas, dos shows e dos prêmios, o festival também reúne artesanatos que são feitos com a fibra da banana. A festa conta ainda com apresentações musicais e desfile de moda.
Cabe destacar que o festival tornou-se patrimônio imaterial e cultural do Estado no ano de 2011, através de um Projeto de Lei aprovado pela ALEPA, de autoria do deputado estadual Aírton Faleiro (PT) (o único deputado estadual que veio prestigiar o evento em nossa cidade).
Serão três dias de muita festa. Venha e participe junto com o povo Trairense de momentos de muita alegria e diversão, com total segurança e sentindo a calorosa recepção da população do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...