quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MPF vai apurar incidente entre indígenas e agentes


O Ministério Público Federal (MPF) informou oficialmente, na noite desta quinta-feira (8), que encaminhou ofício à presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, e ao superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, Cesar Augusto Martinez, solicitando informações sobre o que ocorreu ontem entre policiais e indígenas durante a Operação Eldorado.
A operação tinha mandados judiciais para a desarticulação de uma organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro e posterior comercialização no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Parte da extração ilegal ocorria dentro de terras indígenas.


O incidente ocorreu no rio Teles Pires, na região norte de Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará, durante o cumprimento dos mandados judiciais na área da Terra Indígena Kayabi. Até o momento as informações são de que seis índios foram feridos à bala e dois policiais federais com ferimentos causados por flechas.
Indígenas Munduruku denunciaram publicamente que um indígena foi morto. A Funai em Jacareacanga, no sudoeste paraense, confirmou hoje que o corpo encontrado às margens do rio Teles era mesmo do índio mundurucu morto ontem, durante o conflito.
De acordo com a Funai, a vítima levou pelo menos quatro tiros, sendo um deles na cabeça. Uma equipe de saúde da Funai foi enviada a aldeia para recolher o corpo, que deverá chegar a Jacareacanga pela manhã de sexta-feira, onde passará por perícia.
Ainda em nota, o MPF frisou o tom de seriedade dado a investigação do caso. "Nos ofícios encaminhados por fax nesta tarde, o procurador da República Rodrigo Timóteo da Costa e Silva pede, com a máxima urgência, que os representantes dos dois órgãos prestem as informações oficiais atualizadas sobre a situação na região e as providências adotadas".
(DOL com informações do MPF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...