sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A PF, os mundurucus, os caiabis, os garimpeiros


Precisa-se esclarecer o que de fato ocorreu durante a “Operação Eldorado”, levada a efeito na quarta-feira (07), quando a Polícia Federal cumpria mandado para extinguir garimpos ilegais na divisa do Pará com o Mato Grosso, nos domínios das etnias mundurucus e caiabis.
> Índios teriam participação nos garimpos
O PF relata que líderes indígenas tinham participação nas atividades garimpeiras ilegais e é possível que estes tenham organizado a reação à operação, que resultou na morte de um índio e feridos de ambos os lados.

Não é a primeira vez que se constata o conluio entre índios e “brancos” explorando ilegalmente riquezas minerais ou florestais em reservas.
> A lei é para todos, inclusive para os índios
É necessário fazer com que os índios entendam, ou aceitem, que eles não são uma nação que constitua um país dentro do Brasil e estão, como qualquer cidadão, respeitadas as exceções da condição jurídica a eles aplicadas, sujeitos à lei e não acima delas.
Todavia, a Polícia Federal, em sabendo que faria uma operação em área de reserva, deveria se ter cercado de cuidados para evitar o confronto.
> A surpresa teria gerado a reação
Alegam, os habitantes das reservas, que foram pegos de surpresa pela ação da PF e por isso houve a reação, ao não saberem o que ocorria.
Isso, todavia, não lhes elide a responsabilidade. A PF cumpria uma determinação judicial, portanto, era ali delegada da República Federativa, à qual todos, inclusive índios, estamos sujeitos.
Além do mais, a PF não pode avisar sobre a suas operações, pois no segredo esta a alma do sucesso que elas logram alcançar.
Leia aqui um relato do estudante Sandro Munduruku sobre a operação. Fonte, Blog do Parsifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...