sábado, 17 de novembro de 2012

Israel prepara invasão terrestre à Palestina

 Os palestinos cometeram o primeiro ato insano nas dezenas de conflitos eventuais na eterna guerra contra os israelenses: dispararam, desde a Faixa de Gaza, um foguete rumo a Jerusalém.
Primeiro mostraram a Israel que possuem morteiros de longo alcance (de Gaza às bordas de Jerusalém são 65 km), o que os israelenses não podem tolerar.
Segundo, e gravíssimo, Jerusalém, depois de Meca e Medina, é 3ª cidade santa do Islã, o mais importante santuário dos judeus desde o século X a.C. e o maior centro de peregrinação do cristianismo desde que de lá ascendeu Cristo.
Apesar de tudo, e eu sou um simpatizante da causa, os palestinos jamais deveriam ter apontado um foguete à Jerusalém: é um sacrilégio disparado sobre as suas próprias cabeças.
A resposta israelense, que já reagia desde os morteiros despejados sobre Tel Aviv é impiedosa: o ministro da Defesa, que convocara 16 mil reservistas, aumentou o contingente para 75 mil, o que é a maior tropa em sentido, que eu tenho notícia, na história marcial recente da região. Tanto na Guerra dos Seis Dias (1967), quanto na Guerra do Yom Kippur (1973), ambas contra a Síria pelo controle das Colinas de Golan, o contingente foi menor.
A infantaria desse enorme exército está postada na fronteira de Gaza. Creio que o movimento não é apenas dissuasivo: além de continuar castigando o território palestino com bombardeios aéreos, Israel prepara uma guerra clássica, com invasão terrestre e tomada de território, algo que só se faz com infantaria pesada.

Não é provável que Israel queira controlar politicamente a Palestina, pois isso não teria aprovação da comunidade internacional, mas é certo que, na investida, pretende aniquilar o Hamas, de onde saem os comandos para lançar os foguetes palestinos, a ponto de impossibilitar a influência do partido no governo. Fonte, blog do Dep. Parsifal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...