sábado, 29 de maio de 2010

JADER ENTRE OS 100 MAIS, PELA 13º VEZ

Congresso: Jader e Nery estão entre os "cabeças"

A lista com os 100 políticos mais importantes do Brasil foi divulgada ontem (28) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).


Na lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional aparecem o deputado Jader Barbalho (PMDB), citado desde a criação da lista, e o senador José Nery (PSol). Os deputados Vic Pires (DEM) e Paulo Rocha (PT) são citados como parlamentares em “ascensão”. Entre os 100 “Cabeças” do Congresso - deputados e senadores mais influentes na condução do processo decisório brasileiro- estão 71 deputados e 29 senadores.


De acordo com o estudo, os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, e o PMDB, com 17. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 14 nomes.



O coordenador da publicação, Antônio Augusto de Queiroz, explica que são utilizados critérios quantitativos e qualitativos para classificação dos parlamentares “Cabeças” do Congresso.


Primeiro, o institucional, que avalia o posto que ocupa na Casa, como líder, presidente de comissão, frente parlamentar ou integrante da Mesa Diretora. O segundo é o reputacional - como é visto pelos colegas, consultores legislativos e analistas políticos.


O terceiro é o fator decisional, que estuda o comportamento do parlamentar, a capacidade de liderar e influenciar escolhas.


LIDERANÇA


Entre os atributos que caracterizam um parlamentar citado pelo Diap como “Cabeça” no processo legislativo destaca-se, principalmente, sua capacidade de liderar e tomar decisões.


Os parlamentares são avaliados durante todo o ano legislativo pelos jornalistas, técnicos e pela equipe do Diap que elabora os quesitos que atribuem notas aos parlamentares que encabeçam os 100 mais votados na lista.


O deputado Jader Barbalho foi considerado em 2009 um dos deputados mais influentes na tomada de decisões na área de infraestrutura para o país.


Um ano em que se discutiu e viabilizou a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, a construção de hidrovias, ferrovias e novos portos para o Estado do Pará e, principalmente, quando o Governo Federal destinou recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras estruturantes no Estado do Pará.


Já o senador José Nery aparece como destaque na área de preservação da Amazônia e do Meio Ambiente. O senador lembrou que uma de suas principais bandeiras no Congresso ao longo de 2009 foi o combate ao trabalho escravo.


Prêmio à capacidade de articulação


DIÁRIO: Como o senhor se sente ao ser escolhido, mais uma vez, como um dos mais influentes políticos brasileiros?


Jader Barbalho: Fico profundamente gratificado por mais uma vez ser escolhido pelo Diap, por mais uma vez ser escolhido como um dos parlamentares de influência no Congresso Nacional. Isto é profundamente gratificante em primeiro lugar pelo conceito do Diap, que é uma instituição independente de observação do trabalho parlamentar, dos congressistas. Outro dado que me deixa profundamente


gratificado é que em todos os anos em que exerci o mandato parlamentar eu fui escolhido pelo Diap como uma das “Cabeças” mais importantes do Congresso Nacional. Isso me deixa gratificado, estimulado e cada vez mais comprometido com relação ao povo do Pará.


DIÁRIO: O senhor foi identificado como um parlamentar que faz um trabalho em prol do desenvolvimento da infraestrutura do país. Como é fazer este trabalho, sobretudo em se tratando de uma liderança de um Estado tão carente em infraestrutura?


Jader Barbalho: Não tenho a menor dúvida de que o Pará é um Estado vocacionado para o desenvolvimento. Fundamentalmente a infraestrutura do Pará continua a necessitar de investimentos para que a geração de desenvolvimento seja traduzida na geração de empregos, no aumento da produção, de melhor distribuição de renda, de possibilidade de mais recursos de arrecadação por parte do poder público, seja ele municipal ou estadual, e isso redundando, evidentemente, naquilo que há muito tempo os economistas perguntam: desenvolvimento em favor de quem? Então esta questão dos projetos infraestruturais do Pará sempre foram motivo de grande preocupação de minha parte, eles continuam pautados como fundamentais para o desenvolvimento do Estado, seja no setor de transportes, de energia, sem contar, evidentemente, a questão educacional, a preparação de mão de obra que são evidentemente fundamentais.


DIÁRIO: Um dos quesitos analisados entre os técnicos do Diap é a questão da liderança. O senhor é seguramente um líder entre os parlamentares da bancada do Pará. A que o senhor atribuiu esta força de aglutinar políticos de todos os partidos?


Jader Barbalho: Em face da militância, gozo de trânsito livre com todos os companheiros de bancada. Evidentemente isto me facilita, inclusive para a discussão de projetos que são importantes para o Pará. Outro aspecto que me gratifica é exatamente esse, ter esta capacidade de articulação que é graças também às funções que ocupei: fui governador do Pará duas vezes, fui ministro de Estado duas vezes, tenho um certo tempo de militância parlamentar, e também o bom relacionamento que tenho com todo os integrantes da bancada do Pará. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...