sábado, 22 de maio de 2010

Vacina pode causar 'falso positivo' para Aids

Pessoas que foram vacinadas contra a gripe suína podem ter falsos diagnósticos positivos para Aids caso façam o exame de HIV em menos de 30 dias após terem recebido a dose. A constatação levou o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde a encaminhar uma nota técnica aos profissionais de saúde alertando para a necessidade de se fazer contraprova em pacientes nesta situação.


De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o “falso positivo” para Aids ocorreu em um número reduzido de pessoas. “As pessoas que se vacinaram e tiverem de fazer o exame devem aguardar 30 dias. Caso seja uma questão de urgência, como as grávidas, devem avisar que foram vacinadas e, caso o resultado dê positivo, devem fazer a contraprova”, explicou o ministro. “Isso acontece num número pequeno de pessoas”, afirmou em nota à imprensa, o departamento de DST/AIDS explicou que a alteração no resultado se dá pelo aumento do nível de anticorpos (IGM) após a vacina.


O exame comum de HIV (Elisa) acaba confundindo este aumento com o soropositivo, mas o mesmo não ocorre com a contraprova feita através do exame Western Blot. “O Elisa é um exame muito sensível, que detecta muitos tipos de infecção. Já o Western Blot é mais preciso”, explicou o infectologista Edmilson Migowski, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Segundo o infectologista, as vacinas contra a gripe comum também provocam este tipo de resultado, nestas condições. “Isto vem escrito, inclusive, na bula”. De acordo com Migowski, o prazo ideal para que o sistema imunológico não acuse o “falso positivo” é de 3 meses. Segundo a assessoria de imprensa do departamento, nenhum paciente chegou a receber o resultado positivo por engano, uma vez que sempre que há um primeiro laudo que confirme o soropositivo, o material é submetido ao exame Western Blot antes da comunicação ao paciente.


CONTRAPROVA 


A nota técnica recomendando a contraprova aos pacientes que se submeteram a vacina em menos  de 30 dias foi enviada a profissionais de saúde de todo o País, no dia 6 deste mês. Segundo a assessoria de imprensa, a medida foi tomada depois que uma publicação estrangeira alertou para o fato. O Ministério da Saúde reiterou a importância de que os grupos prioritários tomem a vacina contra H1N1.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...