terça-feira, 25 de maio de 2010

Polícia Civil já emite novo modelo de identidade


A Polícia Civil já começou a emissão dos novos modelos de carteira de identidade em toda a Região Metropolitana de Belém. Agora, há dois itens de segurança a mais. Um é o “talho-doce”, uma borda verde que, ao tato, pode ser percebida devido à existência de alto relevo. O outro é um fundo invisível.

A emissão nos municípios do interior deve começar até o final da semana, mas depende da agilidade dos Correios na entrega das remessas das novas cédulas até os destinos.A previsão é de que, até o final deste mês, todos os postos de identificação do interior estejam emitindo os novos modelos da carteira de identidade.

Antônio Ricardo Paula, diretor da Divisão Civil do Instituto de Identificação, disse ainda que as novas carteiras não poderão ser plastificadas, já que isso dificulta na autenticidade do documento. “A plastificação evita que nós possamos identificar relevos na cédula. Essa é uma medida adotada na maioria dos estados e inibe a falsificação”, disse.


O aviso da proibição da não plastificação está, em letras maiúsculas e vermelhas, na face A do documento, no lado em que estão a foto e a impressão digital.

 
Paula estima que, a cada 30 mil documentos de identidade que circulam no Estado, 5% seja falso. “Diariamente fazemos a autenticidade de cinco a dez documentos para bancos e órgãos públicos. As cópias são quase perfeitas, por isso decidimos fazer essas mudanças”, explicou. A Polícia Civil do Pará já recebeu 1,05 milhão de cédulas com o novo modelo.


Aqueles que possuem o documento no modelo antigo não precisam se apressar para trocar. “Somente nos casos de extravio, furto ou roubo é que é necessário emitir o documento, caso contrário não há necessidade. Daqui a um tempo todos vão acabar tendo o novo modelo de identidade”, disse.


Existem, atualmente, 15 postos de emissão de carteira de identidade na Região Metropolitana de Belém. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...