quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TRAIRÃO:Festival da banana, histórico e programação.



Nosso município realizará pela 4º vez um de seus maiores festivais.
A 1ª feira da banana foi realizada no ano de 1997,denominada a 1ª FEB. onde ocorreu a exposição do principal produto agrícola do município, no espaço localizado às margens da rodovia SANTAREM-CUIABÁ, tendo ocorrido apresentações de danças regionais e a escolha da "miss banana".


Em 1998, aconteceu a 2ª feira da banana, denominada 2ª FEBAT- feira da banana do Município de Trairão. Buscando o mesmo sucesso ocorrido na 1ª edição, os organizadores de forma mais criativa deram maior ênfase ao produto que leva o nome da feira, a banana, tudo com a finalidade de resgatar as ações culturais e a interatividade aos munícipes.
foto do festival do ano passado

Depois de 11 anos de ausência no calendário cultural do município, o Prefeito Danilo Miranda, fez a feira da banana ressurgir através do 3ª festival da banana, passando por modificações plausíveis para melhoria de toda população trairense, tendo como principal objetivo promover a valorização do agricultor em todo tipo de cultura dando-lhe a oportunidade, não só de prestigiar o evento, mas de expor e vender seus produtos.


Assim sendo, o 3ª festival da banana, ocorreu nos dias 11,12 e 13 de dezembro de 2009, voltado unicamente para a valorização dos agricultores e o intercambio entre as comunidades de um extremo a outro do Município de Trairão, onde também houve um bingo beneficente com o intuito de arrecadar fundos para realização do 1º natal solidário das crianças de Trairão e que foi um sucesso.
Wilsão  corta a Br 163, a vista panorâmica com   um céu de brigadeiro,  azul como a cabine de seu Mercedes  e ornamentado  pelo verde das bananas,  é de encher os olhos de qualquer ser humano.
Nesse ano não será diferente, o gestor maior do Município, visando alavancar cada vez mais a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida do produtor rural de Trairão, irá incluir na programação do 4º Festival da banana de Trairão, a inauguração da Feira do Produtor Rural de Trairão,a qual é um antigo sonho do agricultor trairense, que sentia-se esquecido e desvalorizado por administrações anteriores(só pra ter uma idéia do tamanho do abandono que a classe sofreu, no passado foi doado um galpão de madeira, local que chegou a funcionar por pouco tempo a feira, mas por falta de incentivo e apoio não conseguiu decolar e o tomaram de volta).


Este é o novo prédio da feira do produtor rural, repare o contraste do céu azul pincelado de leve com o branco das nuvens, podem significar  as bençãos  celestiais, a cor branca das paredes em contraste com  o vermelho e o verde podem representar a paz de espírito, a paixão do trairense pela agricultura e  a esperança de dias melhores para o pequeno agricultor em Trairão.
Da mesma forma que aconteceu no evento do ano passado, no 4º Festival da Banana de Trairão também haverá um bingo beneficente, onde toda a renda do referido bingo será utilizada para o natal solidário das crianças de Trairão.
Com esta visão, a administração pública espera alavancar a política do desenvolvimento local modificando a economia,com a abertura de novos horizontes para a geração de emprego e renda das famílias de agricultores de Trairão.
Agora acompanhe em primeira mão toda a programação do 4º Festival da Banana de Trairão:


SÁBADO 11/12/2010
20:00h – Abertura oficial.
21:00h – Dança de abertura.
22:00h – Apresentação das candidatas a rainha do festival.
23:00h - Desfile para demonstração das roupas confeccionadas com a fibra da bananeira.
24:00h - Show com a Banda da Arena.
Prédio da nova feira do produtor rural de Trairão, está recebendo os retoques finais para inauguração.

DOMINGO 12/12/2010
7:30h - Maratona e ciclismo.
9:00h - Início do torneio de futebol.
11:00h - Inauguração da Feira Municipal.
12:00h - Grandioso churrasco.
16:00h - Bingo de uma moto broz zero, uma televisão LCD 21 polegadas e um celular.
20:00h - Reinício sob o som da Banda Local Piratas do Forró.
21:00h - Apresentação dos grupos que homenageiam a banana, com os Acadêmicos de Pedagogia da FAI(Faculdade de Itaituba).
23:00h - Escolha da rainha do Festival 2010.
24:00h - Show com a Banda da Arena até as 4:00h da manhã, com encerramento da alvorada em homenagem ao 19º aniversário de Trairão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...