sexta-feira, 18 de março de 2011

4 municípios terão eleições para prefeito

A Justiça Eleitoral decidiu, na manhã de ontem, convocar novas eleições para prefeito nos municípios de Aveiro, Bujaru e Brasil Novo. Os antigos mandatários foram afastados do cargo sob denúncia de compra de votos e as eleições estão marcadas para o dia 5 de junho nas três localidades.


De acordo com o juiz eleitoral Rubens Leão, a prefeita de Aveiro, Maria Gorete Dantas (PTB), a prefeita de Bujaru, Maria Antonia da Silva Costa (PMDB), e o prefeito de Brasil Novo, José Carlos Caetano (PR), tiveram as candidaturas impugnadas em datas distintas, mas ainda podem recorrer das decisões. No entanto, o recurso não tem efeito suspensivo. “O cumprimento da decisão é imediato, eles foram cassados por ferirem o artigo 41 A da Lei 9.504/1997”.


Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Ricardo Ferreira Nunes esclareceu que a decisão pela eleição suplementar ocorre apenas quando o candidato afastado obtém mais de 50% dos votos. Os percentuais da eleição para prefeito de 2008 foram 50,52% dos votos válidos para Maria Gorete Dantas, em Aveiro, 54,45% dos votos para Maria Antonia da Silva Costa, em Bujaru, e 50,59% para José Carlos Caetano, em Brasil Novo.


“Os cartórios vão abrir o processo para registro dos candidatos a prefeito. Podíamos ter optado pela eleição indireta, mas decidimos pelo direito ao voto dos eleitores dos municípios.”, frisou o presidente do TRE. Em Tracuateua, também já está marcada nova eleição para prefeito no dia 3 de abril.


Ainda foi julgado o caso do prefeito de Rondon do Pará, onde a segunda colocada, Shirley Cristina Malcher (PSDB), assume no lugar de Olávio Rocha (PMDB), cassado após condenação por abuso de poder econômico e compra de votos.
Em relação a Marabá, a decisão foi adiada para a próxima semana, porque o juiz responsável pediu afastamento e outro foi designado para o caso.

3 DE ABRIL
Eleição para prefeito de Tracuateua. O município está sem prefeito titular desde janeiro de 2008, quando o candidato eleito Jonas Barros teve o registro eleitoral indeferido.

5 DE JUNHO
Acontecem, simultaneamente, eleições nos municípios de Aveiro, Bujaru e Brasil Novo, onde os prefeitos Maria Gorete Dantas, Maria Antônia da Silva Costa e José Carlos Caetano, respectivamente, foram afastados por compra de votos e abuso de poder econômico. Em Rondon, assume a segunda colocada, Cristina Malcher, e em Marabá, o caso ainda será julgado. (DOL)

2 comentários:

  1. Sou de Aveiro e estou revoltado.
    Palhaçada!
    Não tenho outro nome para dar a este fato.
    Não tem segundo colocado?
    A justiça fica é brincando com o dinheiro do povo,pq de onde vcs acham que saem o dinheiro pra essas despesas?
    E esses pré-candidatos,só fraude!Estou revoltado,indignado com o olhar que a justiça tem diante de tais fatos,tendo em vista o tempo que o processo vem percorrendo,e porque somente agora houve um parecer,depois de dois sucessores a Gorete?E de já está chegando as eleições 2012.Com isso quem sofre é o povo.

    ResponderExcluir
  2. Exclusivamente falo de Aveiro,já que sou deste município.
    Por que não assume o segundo colocado?
    Não vejo necessidade de haver nova eleição,pois é um gasto desnecessário,tendo em vista que esse dinheiro sai de nossos bolsos.
    E além do mais é injusto,pois o atual prefeito interino está em posse da máquina administrativa.
    Se em Rondon assume o segundo colocado,pq em Aveiro não fazem o mesmo?

    ResponderExcluir

Pode ficar à vontade para dar sua opinião, mas, por favor, coloque seu nome. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por mim antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
-Com nomes fictícios;
-Principalmente os ofensivos e de ataque pessoal serão rejeitados;
Espero contar com a compreensão dos visitantes, pois este blog é um veículo de comunicação sério e que prima pelo bem estar do cidadão sempre levando a notícia com ética e seriedade.

Curta o Portal no Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...